Notícias

< voltar
28/Set/2017 - 09:34 - Atualizado em 28/Set/2017 - 13:42

Empreendedorismo mão na massa é destaque da Escola do Sebrae

As inscrições para 2018 da EFG estão abertas até 24 de outubro; escola oferece ensino médio e técnico em administração


Por Paula Isis/SIMI



Uma escola onde os alunos têm total autonomia para tomar decisões, com a criatividade e o espírito empreendedor sendo estimulados durante o ensino médio. Essa é a Escola de Formação Gerencial do Sebrae, em Belo Horizonte.

Com 24 anos de atuação, a escola se difere das tradicionais quando o assunto é ensino e a grade currIcular chama atenção por si só. Além das disciplinas que compõem o currículo escolar criado pelo Ministério da Educação (MEC), a escola oferece aos alunos o curso técnico de administração e, a partir daí, eles se aventuram por diversas áreas do conhecimento, como, marketing, contabilidade, gestão estratégica, gerenciamento de projetos etc.

Para Camila Gomide, aluna do 3º ano, o aprendizado na EFG é bem diferente das escolas tradicionais. “É muito diferente. A gente aprende muito mais na prática. A gente chega ao mercado de trabalho com um conhecimento que muitos estudantes da nossa idade não têm e até mesmo estudantes do ensino superior”, ressalta.

Aperte o Play na TV SIMI

Compondo a grade curricular desenvolvida pela escola, a cada ano do ensino médio os alunos participam de  projeto estruturante. No  primeiro ano, eles participam do Tutoria. Segundo Rafael Tunes, analista de marketing da escola, o projeto proporciona encontros entre alunos e empresários, entrevistas, visitas técnicas, palestras e atividades interdisciplinares que conduzirão o aluno a uma reflexão sobre a vida empresarial, oferecendo oportunidade de identificar as características do empreendedor e conhecer a realidade de um negócio em seu dia a dia.


Divididos em equipes, os alunos escolhem um empresário ou profissional tutor, isto é, aquele que abrirá as portas de sua empresa e que os conduzirá nesse primeiro contato com o mundo dos negócios, guiando o olhar dos participantes em direção aos processos de gestão e às rotinas de uma empresa.

Já no segundo ano, os aluno são estimulados a participarem do Empresa Simulada, um projeto de treinamento, que propõe ao aluno vivenciar o mundo empresarial e seus desafios em um ambiente simulado de empresas, que busca reproduzir, da maneira mais fidedigna possível, o contexto, os desafios e a dinâmica do mundo real. “As empresas simuladas funcionam como uma empresa real, e seus funcionários cuidam de toda a rotina administrativa: contas a pagar e a receber, gestão de pessoas, ações de marketing e vendas, entre outras. Vale ressaltar que tanto o produto quanto as vendas respeitam o caráter simulado do projeto, realizadas de maneira virtual.

Prestes a se formarem, já cursando o terceiro ano, chegou a hora de desenvolver o projeto Vitrine. O grande desafio para o aluno é conceber uma ideia de negócio, desenvolvê-la e planejá-la, de maneira que sua implementação seja viável. “Eles realizam um estudo minucioso, que conta com a elaboração de um modelo ou plano de negócio”, destaca Rafael.

Além desses projetos, a escola oferece uma aceleradora de negócios, o Agita. Vitor Dornas, aluno do 3º ano, participa do programa de aceleração pela segunda vez e confessa que, ao terminar o ensino médio, não sabe o que vai fazer. “Tenho muitos projetos em andamento. Talvez eu vá para uma universidade no exterior, mas tenho tanta coisa em desenvolvimento. Atualmente, estou no Agita com uma empresa de logística. Tenho tantas possibilidade que, realmente, ainda não sei como vai ser quando terminar a escola”, aponta.

O conhecimento não fica restrito ao prédio da EFG. Como atividade extracurricular, os alunos podem participar de desafios internacionais de negócios nos EUA e na AlemanhaEm 2016, os alunos da Escola conquistaram os quatro primeiros lugares da competição internacional na Alemanha, que reúne alunos do ensino médio e superior do mundo inteiro, além de serem hexacampeões em Nova York

 

Leia também:

Expovitrine é destaque na Escola de Formação Gerencial do Sebrae

Agitadora de negócios da Escola do Sebrae, abre inscrições para jovens empreendedores

A EFG está com inscrições abertas para 2018 até  24 de outubro pelo site www.escoladosebrae.com.br.

Pré-requisitos:

• Estar matriculado no 9º ano do Ensino Fundamental

• Ter nascido a partir de 1º de outubro de 2001

Etapas:
1ª etapa: Avaliação escrita (português e matemática), dia 28/10
2ª etapa: Dinâmicas de grupo (datas a divulgar). No mesmo dia, o candidato vai passar por uma avaliação de língua estrangeira para definir o nível de proficiência (não tem caráter classificatório ou eliminatório)
Resultado Final: 16 de novembro, no site da escola
Total de vagas: 120

#empreendedorismo#efg#escoladosebrea#educaçãoempreendedoraFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.