Notícias

< voltar
06/Ago/2018 - 09:00 - Atualizado em 06/Ago/2018 - 10:17

Empresa cria óculos que devolvem a visão para pessoas legalmente cegas

eSight 3 utiliza algoritmos que ajustam a ampliação e o contraste, facilitando a visão das pessoas com visão parcial


Por Redação Belo Horizonte/MG
Crédito: eSight/Divulgação

O dia a dia de pessoas com perda moderada ou severa da visão é repleto de obstáculos, principalmente em cidades e regiões com pouca ou quase nenhuma estrutura adaptada para deficientes visuais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 39 milhões de cegos no mundo e 246 milhões sofrem de perda moderada ou severa da visão.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, a eSight Eyewear desenvolveu um par de óculos capaz de fazer com que até pessoas consideradas legalmente cegas consigam enxergar. No Brasil, a cegueira legal é quando a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 (20/400) no melhor olho.

Isso é possível por meio de uma combinação de ecrãs de alta resolução e câmeras que captam o ambiente em que o indivíduo se movimenta. Batizado de eSight 3, o aparelho utiliza algoritmos que ajustam a ampliação e o contraste das imagens captadas, possibilitando um ganho considerável na visão. Além disso, o eSight foi projetado para se focar automaticamente, permitindo a observação de objetos à curta ou longa distância, além de disponibilizar a ampliação manual da imagem.

O dispositivo é leve, portátil e inclui recursos como wi-fi, Bluetooth, um alto-falante e um microfone, juntamente com um controle remoto com fio que é mantido conectado ao óculos para que ele possa carregar a bateria que dura cerca de seis horas.

Crédito: eSight/Divulgação

A tecnologia permite que pessoas legalmente cegas possam participar de uma série de  atividades, como esportes, por exemplo, facilitando a rotina, melhorando a qualidade de vida e, consequentemente, promovendo a inclusão.

Infelizmente a tecnologia não oferece benefícios para pessoas que são completamente cegas, mas para aqueles que não estão nessa situação a taxa de melhora visual é de quase 80%.

O dispositivo criado pela eSight Eyewear foi eleito pela revista Time uma das 25 principais invenções de 2017.

#inovação#tecnologia#visão#eSightFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.