O mercado de Tecnologia da Informação é um dos mais promissores em todo o mundo. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), o mercado mundial de software e serviços atingiu, em 2017, o valor US$ 1.148 bilhões. O Brasil ocupa a 9ª posição no ranking, com movimentação interna de US$ 18,6 bilhões.
Nesse cenário, novas empresas inovadoras surgem a todo o momento, como a mineira BySoftware, que iniciou operações neste ano aproveitando a onda global de digitalização: o licenciamento de softwares.
"Cada fabricante determina como seu software deve ser comprado, com regras diferentes para pagamento e uso, o que acaba sendo uma dor de cabeça muito grande para empresas que não têm esse foco. Ajudamos nossos clientes a digitalizarem seus negócios, sem se preocuparem com a complexidade dessas regras", explica Anna Flores, uma das fundadoras da BySoftware.
Para ela, escolher um software adequado e trabalhar na nuvem é uma necessidade de mercado que requer conhecimento mínimo de tecnologia. O foco da revenda são empresas de comércio, indústria ou serviços de pequeno e médio porte em todo o Brasil.
A BySoftware revende softwares de grandes fabricantes como Microsoft, Autodesk, Acronis, Dropbox e Corel. "A empresa acha que, ao adquirir uma máquina com sistema operacional, ela terá os softwares que necessita. É preciso contratá-los à parte considerando o número de máquinas e se os softwares serão instalados ou usados em nuvem. O uso não-autorizado pode gerar multa, uma vez que os fabricantes realizam auditorias periódicas", alerta Anna Flores
Além disso, segundo a fundadora, as empresas, às vezes, não sabem instalar corretamente os softwares, nem a melhor forma de fazer o pagamento de licenças. "Os gestores de empresas precisam conhecer as tecnologias disponíveis para seu negócio. São elas que promovem a otimização de processos, redução de custos e ganhos em eficiência operacional, cujos benefícios chegam aos consumidores e se traduzem em maior competitividade no mercado", destaca Anna Flores.
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