Notícias

< voltar
17/Nov/2016 - 15:33 - Atualizado em 17/Nov/2016 - 16:01

Engenheiro produz e doa prótese em impressora 3D para garoto mineiro de 13 anos

Entrega de prótese em Sete Lagoas viralizou nas redes sociais e comoveu internautas


Por Franco Serrano/SIMI

No início do mês, um fato diretamente relacionado à tecnologia emocionou milhares de internautas e viralizou na rede. Trata-se da doação de uma prótese 3D impressa pela empresa de Thiago Jucá, engenheiro mecatrônico e diretor-executivo da Protesis.

O menino de 13 anos é de Sete Lagoas, Região Metropolitana de Belo Horizonte, e tem o apelido de Pepi. É um garoto como qualquer outro e que está lutando para conviver com a falta do seu braço, ocorrida por uma má formação congênita e que só foi descoberta na hora do parto.

Pepi é fã do Homem de Ferro e, é claro, não poderia faltar um toque geek na hora de realizar o projeto. É o que conta o responsável pelo projeto, Thiago Jucá: “Tony Stark é um homem comum, de carne osso, sem super poderes e através do Homem de Ferro, ele se torna um herói. O personagem representa propriamente o que a tecnologia pode fazer pelas pessoas e foi nessa linha que nós pensamos no personagem para ser o tema dessa prótese. Além do Pepi também ser um grande fã da série” completa.

A redução de custos é o carro-chefe do projeto, o que faz que esse tipo de prótese chegue ao mercado com um preço popular “Conseguimos reduzir o custo de 6 a 10 vezes se olharmos os produtos que estão no mercado, consideramos, também, que essas peças personalizadas trazem a auto-estima de volta para as crianças e é algo que não existe à venda hoje” conclui Thiago.

Confira o vídeo da entrega da prótese em Sete Lagoas:

Fazendo o bem

A Protesis continuará com o projeto para doar próteses a quem não pode pagar a partir da impressão 3D, se quiser colaborar com o projeto é só acessar http://www.protesis.com.br/ e descobrir como fazer sua doação. Até hoje, desde o lançamento do projeto, a empresa já recebeu cerca de 60 doações e tem expectativa de aumentar esse número para que alcance em breve um maior número de pessoas.

#tecnologiaassistiva#treko#protesis#homemdeferro#pepiFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.