Notícias

< voltar
25/Out/2018 - 17:00 - Atualizado em 25/Out/2018 - 18:17

Equipe da UFJF se prepara para competição nacional de aeromodelismo

Microraptor conquistou o quarto lugar geral na última edição


Por Redação Juiz de Fora/MG
Desafio de aeromodelismo tem o objetivo de propiciar a difusão e técnicas de engenharia aeronáutica
Crédito: Microraptor/Divulgação

Com 33 integrantes de áreas como engenharia mecânica, física e matemática, a equipe Microraptor, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), se prepara para mais uma edição da competição SAE BRASIL AeroDesign. O desafio de aeromodelismo tem o objetivo de propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.

No programa SAE AeroDesign cada equipe se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, passando pela concepção, construção e testes. A competição será disputada em São José dos Campos, entre 1º e 4 de novembro.

No primeiro dia, as equipes se apresentam para os jurados, que são engenheiros da Embraer. Em seguida, o projeto é submetido a testes baseados nos desafios da indústria de produzir aeronaves compactas e que transportem grandes cargas.

No ano passado, a equipe da UFJF conquistou o quarto lugar na classificação geral. Para esse ano, os estudantes mineiros criaram um modelo totalmente novo. “Levaremos um avião com motores e baterias mais eficientes do mercado. A estrutura é composta de materiais leves e resistentes, como fibra de carbono e componentes impressos em 3D”, explica Thomás Demolina, capitão da equipe.

A missão de vôo consiste em decolar a aeronave com, no máximo, 60 metros de pista e extrair uma carga com um paraquedas. Após pousar, o avião deve ser desmontado no menor tempo possível e caber em uma caixa pré-determinada. “Nossa aeronave deve levar o maior peso possível e ser muito leve ao mesmo tempo”, conclui.

Participando da competição desde 2011, a equipe trabalha na gestão de conhecimento, sempre documentando todas as etapas de desenvolvimento do projeto e investindo na capacitação dos novos membros.

Integrar a Microraptor é uma forma de vivenciar experiências que podem ser aproveitadas na área da pesquisa, tornando-se trabalhos de conclusão de curso, artigos acadêmicos e até teses e dissertações no mestrado e doutorado. Além disso, há a possibilidade de a Embraer oferecer vagas de estágio para o melhor projeto da competição e melhores colocados.

#UFJF#aeromodelismoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.