Notícias

< voltar
18/Out/2018 - 08:02 - Atualizado em 17/Out/2018 - 11:56

Espaço do Conhecimento tem programação especial para Noite de Observação da Lua

Sessões no Planetário, observação noturna, oficina e sarau acontecem neste sábado, 20 de outubro


Por Redação Belo Horizonte/MG

"Tá vendo aquela lua que brilha lá no céu?." Misterioso para muitos, o nosso satélite natural provavelmente surgiu de uma colisão da Terra com um corpo celeste há cerca de 4,5 bilhões de anos. Por ser tão fascinante, a Lua ganhou um dia dedicado totalmente a ela e o Espaço do Conhecimento UFMG participa dessa programação mundial.

Neste ano, a Noite Internacional de Observação da Lua está marcada para este sábado, 20 de outubro. Na ocasião, dois telescópios estarão apontados para o satélite, possibilitando que o público veja todos os detalhes da Lua. Serão distribuídas 120 senhas gratuitas a partir das 17h30 na recepção. A observação começa às 19h.

Simultaneamente, ocorre o Sarau Lunático. Na atividade, os visitantes são convidados a declamar textos que remetem ao astro. O público pode levar trechos de obras favoritas ou produções próprias.

Atividades

Além da observação noturna, o espaço também exibe sessões no Planetário durante todo o dia. O público poderá contemplar projeções como A Lua e o Zodíaco, na qual vários fenômenos relacionados ao nosso satélite natural são explicados, como o ciclo lunar e o reconhecimento das constelações por onde ela passa.

Às 14h, a oficina As Fases da Lua ensina os participantes a prever a visibilidade do astro em qualquer dia e horário, descobrir quando ele nasce e se põe, entender suas fases e o porquê da ocorrência de eclipses. Um modelo construído em papel, a luz do Sol e o próprio corpo dos participantes ajudam na compreensão dos fenômenos.

#ciência#conhecimento#astronomiaFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.