Notícias

< voltar
14/Set/2016 - 11:06

Espaço voltado para moda inspira produção sustentável

A Malha abriga uma fábrica compartilhada, escritórios, lojas, escola e até laboratório


Por Redação
Galpão abriga fábrica, escritórios, lojas, laboratório e escola
Crédito: Divulgação

Uma iniciativa no Rio de Janeiro pretende mudar a forma como a produção da moda se posiciona no mercado. A Malha, uma plataforma de coworking e cosewing (co-costura) – espaços compartilhados de trabalho -, funciona em um galpão de pouco mais de 2.500 m² e atua conectando criadores, empreendedores, produtores, entusiastas e consumidores de moda. O espaço ainda conta com uma escola e um laboratório de experimentação.

O objetivo é claro: fomentar o ecossistema da moda de forma sustentável e colaborativa. Desta forma, a Malha fornece os meios de produção e estimula a troca e criação de conhecimento entre os residentes. O local abriga 30 marcas em contêineres e 46 outros residentes flex, marcas ou profissionais flutuantes no salão de coworking.

Segundo a gestora de marca da Malha, Letícia Magalhães, a aceitação e interesse no projeto foi tão grande que o projeto precisou ser ampliado. “Recebemos uma avalanche de e-mails de pessoas interessadas. Quando fomos ver, o galpão que tínhamos escolhido, com 1.800 , tinha se tornado pequeno. Então sentamos e decidimos que, já que estávamos fazer algo, era preciso começar direito, e optamos por um galpão maior”, contou em entrevista ao O Globo.

No espaço é possível utilizar o escritório, estúdio fotográfico compartilhados e marcar hora para usar a fábrica. Além disso, é possível ter auxílio de profissionais especializados e se qualificar na Escola Malha, em cursos, palestras e workshops. Mais à frente, assim que implantado, o Fashion Lab permitirá a realização de pesquisas e prototipagem de tecidos tecnológicos, weareables (tecnologia vestível) e impressão 3D. A área ainda possibilita a realização de eventos e desfiles.

Conheça a Malha.

Com informações de O Globo

#empreendedorismo#sustentabilidade#moda#coworking#cosewing#MalhaFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.