Notícias

< voltar
27/Set/2016 - 00:00 - Atualizado em 27/Set/2016 - 14:10

Especialistas da UFMG debatem dilemas jurídicos da inteligência artificial

Evento reúne profissionais de direito e ciência da computação na Faculdade de Direito, no centro de BH. Inscrições estão abertas


Por Redação
O ator,Haley Joel Osment, em cena no filme A.I Inteligência Artificial, de 2001
Crédito: A.I. Artificial IntelligenceWarner Bros. Pictures / DreamWorks Pictures    

Os dilemas jurídicos da inteligência artificial são tema do próximo debate da série Café & Chat. Organizado pelo Grupo de Estudos Internacionais de Propriedade Intelectual, Internet e Inovação (GNET) e pelo Instituto de Referência em Internet e Sociedade (Iris), o evento promoverá uma discussão com os professores Brunello Stancioli e Renato César Cardoso, da Faculdade de Direito, com a pesquisadora em Direito Carolina Nasser e com o professor Luiz Chaimowicz, do Departamento de Ciência da Computação UFMG. O debate será realizado nesta quarta, dia 28 de setembro, a partir das 17h30, na Faculdade de Direito da UFMG.

No encontro deste mês, a intenção é refletir sobre questões jurídicas e éticas que surgem com avanço da inteligência artificial. Enquanto Brunello e Renato Cardoso se dedicam a questões do neurodireito e da bioética, Chaimowicz, do DCC, lida com robótica móvel e inteligência artificial aplicada a jogos.

De acordo com o vice-presidente do Iris, Lucas dos Anjos, a inteligência artificial impacta fortemente a prática do direito. “Quem pode firmar contratos nesse novo cenário? Quem deve ser responsabilizado por um acidente provocado por um carro autodirigível: o programador ou o proprietário?”, questiona o pesquisador, sugerindo questões que devem pautar o debate. “A tecnologia interage com o homem, mas tem vida própria", acrescenta.

O debate será realizado no Auditório Orlando Magalhães, no 16º andar do prédio da Faculdade de Direito, no centro de Belo Horizonte. O evento é gratuito. Clique aqui e inscreva-se.

Café & Chat
A série Café & Chat já promoveu debates sobre economia de compartilhamento, ciência, tecnologia e inovação, plágio e direito autoral na internet, entre outros temas. Os vídeos desses debates podem ser acessados no canal da Iris, no Youtube.

#ufmg#computação#inteligenciartificial#direito#irisFavoritar

Fonte: UFMG

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.