Notícias

< voltar
05/Fev/2018 - 13:39 - Atualizado em 05/Fev/2018 - 15:08

Estacionamento do futuro será um “carregador” sustentável para veículos elétricos

Multinacional investe em estacionamento solar; empresa mineira desenvolve os painéis fotovoltaicos mais verdes do mundo


Por Redação

Cada vez mais se torna difícil encontrar vagas para estacionar, mesmo com o crescente número de estacionamentos privados que cobram bem alto pela hora. Projetando esse problema para um futuro próximo, imagine precisar carregar um veículo elétrico por muito tempo?

Diante desse desafio, o CSEM Brasil aposta em uma solução prática e sustentável: o estacionamento pode ser o próprio gerador de energia. O projeto Carport, produzido em parceria com a multinacional de energia AES, é facilmente integrável às cidades, com energia solar de baixo custo e produzida com a menor pegada de carbono possível.

“Um estacionamento que gera energia fotovoltaica é o que faz mais sentido hoje. Não adianta você ter um carro elétrico, cuja energia vem de uma termelétrica - substituindo o óleo do carro pelo óleo da termelétrica - assim como outras fontes que geram impactos nocivos. Não há nada mais lógico do que investir em um sistema que gera energia, sem nenhum dano ao meio ambiente, e carrega seu carro que não polui”, comenta Rodrigo Vilaça, líder do projeto no CSEM Brasil.

Estacionamentos solares já existem, mas com a tecnologia dos painéis tradicionais. A inovação do CSEM Brasil está nos painéis solares orgânicos (OPV - Organic Photovoltaic), desenvolvidos pela empresa, e levados pela spin-off Sunew. Os OPVs custam menos, são mais práticos e oferecem mais possibilidades de design.

As tecnologias tradicionais têm um material muito pesado - 20kg/m² -, o que exige uma estrutura robusta e gera mais custos de produção e instalação. Já o OPV pesa muito menos - 400g/m² -, além de ser flexível, transparente e com design futurista. A tecnologia utiliza materiais orgânicos a baixas temperaturas e é caracterizada como a energia solar mais verde existente.

#inovação#tecnologia#sustentabilidade#energia#estacionamento#CSEMFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.