Notícias

< voltar
01/Fev/2018 - 08:00 - Atualizado em 31/Jan/2018 - 15:26

Fab Lab Newton transforma mais de 2 mil ideias em produtos

Em dois anos de operação, o laboratório do Centro Universitário Newton Paiva já desenvolveu 2,4 mil projetos


Por Redação

Dois anos após suas inauguração, o Fab Lab Newton, do Centro Universitário Newton Paiva, viabilizou projetos de alunos e empreendedores mineiros, transformando mais de duas mil ideias em protótipos.

O laboratório disponibiliza seis impressoras 3D, cortadoras a laser e de vinil, fresadoras, softwares de modelagem 2D e 3D e ferramentas de programação para quem tem uma ideia criativa e quer fazer um protótipo e empreender.  O Fab Lab Newton ainda oferece workshops para ensinar a operar os equipamentos e apoio durante toda a execução dos projetos.

Como exemplo de projetos desenvolvidos no laboratório é possível citar da aluna de Engenharia Mecânica, Natália Romagna, que criou uma prótese de bico de maritaca, em parceria com a coordenadora do curso de Veterinária, Paula Guimarães. Outro produto desenvolvido, desta vez por uma pessoa da comunidade, foi um chuveiro desenvolvido em uma impressora 3D que ajudou em um problema de instabilidade de aquecimento de água na área rural.

“As possibilidades que o Fab LAB acrescenta à formação dos alunos é incrível e eles já perceberam isso, tanto que temos alunos de todos os cursos utilizando cada vez mais o espaço e os equipamentos disponíveis”, diz o mentor técnico em projetos 2D, Bricio Mares.

Além de atender aos alunos dos 23 cursos de graduação, o Fab Lab Newton oferece cursos de treinamento para operação de máquinas, palestras e eventos para escolas, além da dar suporte na prototipação de produtos. O público externo também pode usar os equipamentos e materializar seus projetos, desde que não sejam em escala comercial.

Interessados podem agendar horário pelo site http://fablabnewton.com.br/agendamento ou pelo telefone (31) 4005-9019.

Conheça alguns dos projetos desenvolvidos no FabLab Newton:

- Chuveiro -  projeto de uma pessoa da comunidade para resolver problema de instabilidade de aquecimento na área rural. Chuveiro foi prototipado na impressora 3D.

- Extrator - desenvolvido por alunos de Odontologia como projeto aplicado. Trata-se de um extrator de agulhas para diminuir o risco de lesão nas mãos durante o manejo e descarte de agulhas cirúrgicas. Foi prototipado com impressão 3D.

- Drone - TCC de alunos de Engenharia Mecânica, drone foi impresso em 3D e os motores com controle remoto foram desenvolvidos com instrumentos de eletrônica. Objetivo do veículo é localizar vítimas em locais pantanosos ou de difícil acesso.

- Seringa de resina - desenvolvida pelos alunos de Odontologia e impressa em 3D visando reduzir o risco de contaminação durante restauração dental.

- Mobiliário urbano modular - protótipo de um banco que se adapta ao espaço, desenvolvido na Fresadora CNC, em madeira, por arquitetos que frequentaram o Fab Lab.

- LUMI ON - Sistema de controle de iluminação do campus pelo celular, utilizando tecnologia wi-fi. Desenvolvido pelos alunos e membros da equipe Fab Lab, Marley Rosa (Engenharia Elétrica) e Gesley Evening (Sistemas de Informação).

- FLARP - Tapete de borracha interativo, que aprimora a coordenação motora de pessoas com síndrome de down. Desenvolvido por Thales Malvar, aluno de Arquitetura e voluntário no Fab Lab.

- Manequim Odontologia - Reconstituição em modelagem e impressão 3D de manequins para prática odontológica da Clínica de Odontologia. Projeto de Natália Romagna, aluna de Engenharia Mecânica e mentora Técnica em Modelagem 3D.

- NIDO - Estrutura modular e flexível, que funciona como abrigo e lugar para carregar o celular. Projeto desenvolvido pelo aluno Danilo Nascimento, de Engenharia Civil, bolsista no Fab Lab.

- Prótese de mão da Marina - Marina tem 10 anos e vai ganhar uma prótese de mão em 3D. Projeto da Natália Romagna, aluna de Engenharia Mecânica e mentora Técnica em Modelagem 3D.

- Prótese de bico de Maritaca - Projeto em parceria com a Clínica de Veterinária e a coordenadora do Curso de Veterinária, Paula Cambraia Guimarães. Projeto da Natália Romagna, aluna de Engenharia Mecânica e mentora Técnica em Modelagem 3D.

#empreendedorismo#inovação#FabLab#makerFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.