Notícias

< voltar
19/Mar/2019 - 08:01 - Atualizado em 15/Mar/2019 - 13:29

Faça você mesmo: 12 garotas criaram uma tenda solar para moradores de rua

Jovens americanas se uniram para ajudar moradores de rua e desenvolveram tendas dobráveis com painéis solares a partir do método Do it Yourself (DIY)


Por Redação Belo Horizonte/MG

O número de pessoas desabrigadas cresce a cada ano no Brasil, segundo pesquisa publicada pelo Ipea com base em dados de 2015. Por aqui, são estimadas mais de 100 mil pessoas que vivem na rua. Esse crescimento também se reflete em todo o mundo.

A partir dessa realidade crescente que um grupo de adolescentes nos Estados Unidos seguiu o método Do It Yourself (DIY), que significa Faça Você Mesmo em inglês, para criar uma barraca abastecida com energia solar que se dobra em uma mochila.

As 12 jovens foram recrutadas pela DIY Girls, uma organização sem fins lucrativos que ensina meninas de comunidades de baixa renda sobre engenharia, matemática e ciências, para buscar recursos. Por lá, as garotas trabalharam em sua invenção ao longo de um ano e ganharam uma doação de US$ 10 mil do Lemelson-MIT Program para desenvolver a criação.

No começo, a equipe dependia da orientação de Evelyn Gomez, diretora executiva da DIY Girls, mas elas rapidamente começaram a fazer tudo por conta própria. Se tivessem algum problema durante o processo, elas assistiam a vídeos no YouTube ou pesquisavam suas dúvidas no Google. Com base em tentativas e erros, elas conseguiram concretizar o projeto.

Tenda pode ser dobrada e se transforma em uma mochila, tornando a invenção prática de ser carregada

Antes de decidir pelo projeto, as meninas descartaram outras opções, como por exemplo trabalhar para diminuir a poluição ou melhorar a qualidade da água. Mas elas queriam mesmo era inventar algo que ajudasse diretamente sua comunidade.

As jovens esperam que a barraca melhore a vida das pessoas que sofrem com falta de moradia e que mais meninas tenham espaço cada vez maior em áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

#tecnologia#ciência#mulheres#equilíbrio#DIY#DIYGirlsFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.