Notícias

< voltar
08/Set/2016 - 00:00

Faculdade substitui monografia por projeto de startups

Ação acontece desde 2013 para cursos de graduação e MBA e tem o objetivo de criar um comportamento empreendedor nos estudantes


Por Redação
Estudantes da FIAP participam do Startup One, promovido pela faculdade, e apresentam um pitch ao final. 
Crédito: Fiap/Divulgação

Alunos dos cursos de graduação e de MBA da faculdade Fiap não precisam mais entregar uma monografia como trabalho de conclusão de curso. Atualmente, os estudantes participam de um desenvolvimento de um plano de negócio para a startup que criaram durante as aulas. A mudança ocorreu em 2013, quando a alternativa passou a ser aplicada para os cursos de MBA.

O resultado deu tão certo que a tarefa se estendeu à graduação. Os projetos melhor avaliados são apresentados a investidores e aceleradoras. As equipes ganham, ainda, um curso intensivo na Babson College, escola de empreendedorismo em Massachusetts, nos Estados Unidos.

Segundo o diretor de empreendedorismo da Fiap, o comportamento empreendedor tem sido cada vez mais valorizado pelas empresas. Dessa forma, os alunos aprendem na faculdade a identificar oportunidades, planejá-las e validá-las no mercado. Para concluir o curso, os estudantes passam pelo Startup One, programa da própria Fiap que possui diversas fases de desenvolvimento. Ao final, ao invés da defesa de TCC, os alunos fazem um pitch.

“Para os alunos da graduação, a vivência do mercado é ainda mais relevante, pois em geral eles ainda têm pouca experiência profissional e networking. No final, o que importa são alunos com boa formação técnica e comportamento mais empreendedor e inovador”, diz Nakagawa.

A experiência é positiva e muitos estudantes pretendem seguir com o projeto após a conclusão do curso. “Percebi que não estava meramente escrevendo um texto cheio de referências teóricas, e sim fazendo algo que poderia ser realmente útil às pessoas”, contou Felipe Carneiro, de 27 anos, que se formou no curso de MBA de Engenharia de Software Orientada a Serviços.

Com informações Exame.

#empreendedorismo#educação#startups#fiap#monografiaFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.