Notícias

< voltar
11/Mai/2018 - 10:33 - Atualizado em 11/Mai/2018 - 11:58

Fapemig desenvolve plataforma gratuita de ensino de programação

CodeLife tem previsão de lançamento para a primeira quinzena de junho e o foco principal são jovens de escolas públicas


Por Renato Carvalho/SIMI

Uma plataforma online e totalmente gratuita está sendo desenvolvida pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) em parceria com uma equipe do professor Cesar Hidalgo, do MIT (Massachusetts Institute of Technology). O CodeLife vai proporcionar o ensino de programação pelo computador.

O projeto surgiu com o objetivo de suprir lacunas do ensino de programação no país. A tecnologia já é, há muito tempo, parte do dia a dia das crianças e a linguagem computacional é um diferencial para o mercado de trabalho. Diante disso, com a proposta de facilitar o contato com a área, foi criado o CodeLife.

A plataforma tem os jovens do ensino médio como foco, principalmente de escolas públicas. De forma lúdica e gamificada, os estudantes vão aprender habilidades básicas de programação por meio de diferentes desafios, organizados em ilhas. Cada uma das 10 ilhas do curso ensina novas competências nas linguagens: HTML, CSS e JavaScript.

O CodeLife, em fase final de desenvolvimento, tem previsão de lançamento para a primeira quinzena de junho. No entanto, o curso já pode ser iniciado por qualquer interessado.

Acompanhe as redes sociais do projeto e fique ligado nas novidades. Facebook, Instagram e YouTube.

#educação#pesquisa#programação#computaçãoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.