Notícias

< voltar
04/Jul/2018 - 08:00 - Atualizado em 03/Jul/2018 - 15:40

Fazendeira instalou sua própria banda larga e agora atende comunidades

Britânica foi condecorada pela rainha Elizabeth 2ª com o título de Membro da Ordem do Império Britânico


Por Redação Belo Horizonte/MG
Christine Conder instalou cabos e solucionou o problema de sua comunidade
Crédito: Divulgação

Uma fazendeira britânica se tornou referência em seu vilarejo ao proporcionar internet de alta velocidade para todos os moradores de Lune Valley, no norte da Inglaterra. Christine Conder, por iniciativa própria, instalou cabos de fibra ótica e solucionou o problema de conexão que a comunidade tinha.

Tudo começou com árvores que separavam a fazenda de Conder de uma antena de wi-fi, fornecida pela Universidade Lancaster. Com o sinal prejudicado, a fazendeira comprou um quilômetro de cabo de fibra ótica e abriu uma vala com seu trator, conectando sua fazendo ao ponto de internet.

A solução deu tão certo que acabou se transformando em provedor de internet, nomeado de B4RN – Banda Larga para o Norte Rural, em tradução livre. O provedor oferece velocidades de 1 gigabite (1Gbps), 35 vezes maior do que a média na Grã-Bretanha, que é cerca de 28,9 Mbps.

Atualmente, a B4RN já instalou 3.218 quilômetros de cabo de fibra ótica e conectou várias comunidades locais à sua rede. No sistema não há conexões individuais para residências, ou seja, uma comunidade inteira precisa assinar o serviço. Cada casa paga 30 libras por mês, além de uma taxa de conexão de 150 libras.

Apesar de ter 15 funcionários pagos, a maior parte do trabalho para manter a rede é feita por voluntários. Os fazendeiros da região abrem o acesso às suas propriedades e os moradores com tratores e escavadeiras fazem o trabalho pesado.

#tecnologia#internetFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.