Notícias

< voltar
22/Jun/2018 - 12:00 - Atualizado em 22/Jun/2018 - 13:59

Fórum de Cidades Digitais reúne gestores de 30 municípios em BH

O Fórum de Cidades Digitais foi realizado no Seed com o objetivo de apresentar tecnologias e promover networking


Por Pedro Matos/SIMI Belo Horizonte/MG

Evento contou com palestras e apresentação de cases em sua programação
Crédito: Lucas Nolasco/SIMI

Nesta quinta-feira, dia 21, o coworking do Seed, em Belo Horizonte, sediou o I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de BH. No evento, prefeitos e gestores públicos municipais se reuniram para discutir as oportunidades de levar melhores serviços aos cidadãos por meio das novas tecnologias.

Organizado pela Rede Cidade Digital, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), o fórum contou com a participação de representantes de 30 municípios mineiros, empresários e membros de instituições envolvidas no ecossistema de inovação.

Sharlene Sarti, gerente de comunicação da Rede Cidade Digital, explica que, mais do que apresentar novas tecnologias, o fórum é uma oportunidade para que os gestores possam se aproximar dos municípios vizinhos e conhecer soluções que sirvam para suas realidades. “O objetivo é promover a interação entre os municípios da região para que todos conheçam o que cada cidade tem feito, troquem experiências e façam networking para facilitar o planejamento e para que levem essas soluções para suas cidades para atender melhor os cidadãos”, comenta.

Outro ponto destacado durante o dia de debate foi a importância de mostrar como a modernização do Estado é fundamental para aproximá-lo das expectativas da atual sociedade brasileira. “É muito importante levar isso para os gestores porque muitas vezes o prefeito não tem a dimensão de como uma cidade digital pode tornar a gestão mais eficiente, otimizando recursos financeiros e humanos. E no final ele pode prestar o melhor serviço para o cidadão”, afirma Luis Ramos, assessor técnico da Secretaria de Telecomunicações do Departamento de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Inovação

Soluções desenvolvidas em Contagem, Belo Horizonte e Monteiro Lobato (SP) foram apresentadas aos participantes para exemplificar a aplicação de soluções digitais na gestão pública. Além disso, o evento homenageou os prefeitos dos municípios de Betim, Contagem, Itaguara, Lagoa Santa, Mateus Leme, Nova Lima e Juatuba por iniciativas realizadas nessas localidades.

Para a diretora de Inovação Social e Ambiental da Sedectes, Lívia Leão, é preciso fortalecer e unir os municípios para que a sociedade seja cada vez mais beneficiada. “No município é onde tudo acontece e a soma dessas ações é o que faz um Estado cada vez mais forte e inovador. A gente acredita muito nessa causa da municipalidade e com ela podemos fortalecer nosso estado e nossas políticas públicas.”

Os participantes conheceram, ainda, as startups Seabra, Fácil e Verde Drone, que tiveram a oportunidade de mostrar como suas tecnologias podem ajudar a administração pública de municípios.

A Rede

A Rede Cidade Digital (RCD) é uma iniciativa de estímulo ao surgimento de localidades conectadas e eficientes. Realiza em parceria com diversas instituições, eventos gratuitos para prefeitos, gestores e vereadores pelo país, como forma de levar conhecimento sobre como utilizar as tecnologias da informação e comunicação no aprimoramento dos serviços públicos nos pequenos e médios municípios. O Fórum de Cidades Digitais já foi realizado em seis estados brasileiros, passando por dezenas de municípios pelo país.

#inovação#tecnologia#cidadesdigitaisFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.