Notícias

< voltar
19/Jun/2018 - 09:00 - Atualizado em 19/Jun/2018 - 11:58

Fundador da MRV é eleito o Empreendedor do Ano Global pela EY

Rubens Menin disputou o título com empreendedores de 46 países


Por Redação Belo Horizonte/MG
Crédito: Endeavor/Divulgação

O fundador da MRV Engenharia, Rubens Menin, e atual presidente do Conselho da empresa,  conquistou, no último sábado (16), o prêmio de World Entrepreneur of the Year durante a final mundial do Prêmio Empreendedor do Ano, realizado pela EY (Ernst & Young) em Monte Carlo, Mônaco.

A premiação reuniu empresários de 46 países. Esta é primeira vez que um empreendedor brasileiro conquista o prêmio. Menin também é o primeiro empreendedor da América do Sul a receber a honraria.

Durante a premiação, o executivo falou a importância da troca de experiências entre os empreendedores representantes de cada país. “A coisa mais importante destes belos dias que passei aqui [durante o evento] foram os empreendedores que conheci. Todas as empresas aqui querem mudar o mundo. E somos capazes de fazer isso", afirmou Menin.

Para o CEO da EY para o Brasil, Luiz Sérgio Vieira, a etapa global do Empreendedor do Ano é o ápice do programa de empreendedorismo da empresa. “Aqui, temos a oportunidade de reconhecer, premiar e disseminar todas as histórias de sucesso de nossos representantes de diversos países, além criar um momento de networking, onde há a chance de discutir novas tendências com vários outros empreendedores. Todos os finalistas estão de parabéns por serem exemplos de inovação, criatividade e sucesso", destaca.   

Sobre Menin

O empreendedor do ano deu início a sua história de sucesso no fim da década de 1970. Rubens Menin construiu seu primeiro imóvel em um pequeno terreno na Rua dos Maçarico, no bairro Vila Clóris, zona norte da capital mineira.

Em 1979, no mesmo lote, Menin, recém-formado e com 23 anos, realizou um sonho: com a ajuda dos pais e de dois primos, fez uma casa popular. Depois, fundou a MRV, junto aos primos, empresa que, atualmente, possui 300 mil imóveis. Segundo a instituição,  um entre cada 200 brasileiros vive num imóvel construído pela MRV.

Durante 35 anos, Menin presidiu a empresa. Em 2014, assumiu a presidência do Conselho de Administração, delegando o comando para a segunda geração.

A empresa seguiu lucrativa, mesmo em meio à crise. A abrangência conquistada pela MRV no mercado nacional é impressionante: são 24 mil funcionários que executam a missão da empresa em mais de 140 cidades, em 22 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Histórico do prêmio

Criado em 1986, o Prêmio Empreendedor do Ano, pela EY nos EUA, surgiu com a proposta de motivar novos empresários que encaravam com criatividade as mudanças no ambiente empresarial nos anos 1980.

Devido à alta adesão ao prêmio americano, escritórios da EY no Reino Unido, Canadá e Austrália lançaram iniciativas semelhantes. Já no Brasil, o Empreendedor do Ano é realizado desde 1998.

Devido a expansão do evento, em 2001, foi criado o World Entrepreneur of theYear, a etapa internacional da premiação. A festa reúne anualmente em Mônaco os grandes vencedores de cada país e premia o empreendedor de maior destaque em escala global. Atualmente, o prêmio é realizado em mais de 60 países, atraindo cerca de 9 mil empresários.

Confira os homenageados das últimas edições do Prêmio World Entrepreneur Of The Year

• Murad Al-Katib, AGT Foods (exportação de alimentos), Canadá - 2017

• Many Stul, Moose Enterprise Holdings (brinquedos), Austrália - 2016

• Mohed Altrad, Altrad (construção), França - 2015

• Uday Kotak, Kotak Mahindra Bank (finanças), Índia – 2014

• HamdiUlukaya, Chobani (iogurte grego), Estados Unidos – 2013

• James Mwangi, Equity Bank Limited (microcrédito), Quênia – 2012

• Olivia Lum, HyfluxLimited (energia limpa), Singapura – 2011

• Michael Spencer, ICAP plc (finanças), Reino Unido – 2010

• Cao Dewang, Fuyao Glass Industry Group (indústria de vidro), China – 2009

• Dr.Jean-PaulClozel,ActelionPharmaceuticals (farmacêutico),Suíça – 2008

• Guy Laliberte, Cirque de Soleil (entretenimento), Canadá – 2007

• Bill Lynch, Imperial Holdings (indústria automotiva), África do Sul – 2006

• H. Wayne Huizenga, Huizenga Holdings (finanças), Estados Unidos – 2005

• Tony Tan Caktiong, Jollibee Food Corporation (alimentos), Filipinas – 2004

• Naryana NR Murthy, Infosys Technologies (tecnologia), Índia – 2003

• Stefan Vilsmeier, BrainLab (medicina), Alemanha – 2002

• Paolo Della Porta, SAES Getters (indústria), Itália – 2001

#premiação#mrvengenharia#rubensmenin#empreendedordoanoFavoritar

Fonte: Estado de Minas

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.