Notícias

< voltar
20/Jun/2018 - 10:47 - Atualizado em 20/Jun/2018 - 16:26

Geotecnologia é tema da nova edição da Revista Fonte

Publicação da Prodemge é semestral e traz diversos artigos sobre a tecnologia que está tão presente em nossas vidas


Por Redação Belo Horizonte/MG
Crédito: Renato Carvalho/SIMI

Na manhã dessa terça-feira, 19 de junho, a Prodemge, empresa de tecnologia da informação do Governo de Minas Gerais, lançou mais uma edição da Revista Fonte. A publicação de número 19 tem como tema “Geotecnologia a serviço do desenvolvimento” e traz diversos artigos sobre a evolução e as possibilidades das geotecnologias.

As geotecnologias marcam presença nos mais diversos segmentos, tais como trânsito, segurança pública, propriedades rurais, áreas da mineração, saúde, estudos de perfil de consumidores, condições ambientais, entre outros. Tais ferramentas possibilitam integrar uma variedade de dados georreferenciados de modo a proporcionar uma análise detalhada de determinado espaço em escalas municipal, estadual, nacional e até continental.

Com a universalização do acesso aos smartphones, as geotecnologias estão mais presentes no nosso cotidiano, facilitando nossa rotina ao nos ajudar a economizar tempo, a prever rotas alternativas ou mesmo quando indicam compras que combinam com nosso perfil de consumo. Os aplicativos que disponibilizam funcionalidades georreferenciadas tornaram-se indispensáveis em nossos aparelhos móveis e aliados de um cotidiano ágil, dinâmico e prático.

O evento de lançamento teve a abertura do superintendente de Marketing da Prodemge, Gustavo Grossi, que destacou que o objetivo da empresa é estimular o debate sobre a tecnologia. “É um assunto que está na base de nossas vidas. Estamos envolvidos com a tecnologia por meio de vários aplicativos, serviços e plataformas. São uma miríade de oportunidades”, destacou.

Em seguida, o geógrafo e professor Abimael Cereda Junior palestrou sobre o geoprocessamento e a sociedade da inteligência geográfica. Ele destacou que a geotecnologia conta com quatro pilares: Big Data, Small Data, Computação em nuvem e aplicativos

O professor disse, ainda, que a geoinformação é a maior responsável pela mudança de privacidade nos tempos atuais. “Técnicas que antes eram restritas, hoje estão disseminadas graças à mudança de cultura”, disse.

Para saber mais sobre geotecnologias, acesse o site do professor: Geografia das Coisas.

A Revista Fonte é uma publicação semestral, com 4 mil exemplares de tiragem. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail atendimento@prodemge.gov.br

#tecnologia#revista#GPS#geotecnologiaFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.