Notícias

< voltar
24/Mai/2018 - 00:00 - Atualizado em 25/Mai/2018 - 11:48

ICB da UFMG inaugura primeiro laboratório internacional associado da América do Sul

Laboratório formaliza a colaboração internacional de longo prazo em função de um projeto científico comum


Por Redação Belo Horizonte/MG
Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Crédito: Divulgação

O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) inaugura o primeiro Laboratório Internacional Associado (LIA), do Institut National de la Recherche Agronomique, o INRA, da França, em um país sul-americano.

O LIA formaliza a colaboração internacional de longo prazo em função de um projeto científico comum, com duração de cinco anos, renovável por uma período igual. A rede de pesquisa internacional, tem como objetivos promover intercâmbios e encontros entre cientistas, compartilhar conhecimentos e novas ferramentas de investigação e treinar jovens pesquisadores.

Segundo o coordenador do LIA brasileiro, Vasco Azevedo, professor dos programas de pós-graduação em Genética e também do Interunidades de Bioinformática, o encontro entre pesquisadores franceses e brasileiros nesta terça, 22, e quarta, 23, lançou o projeto Bactéria - Inflamação (Bact-Inflam), que busca desenvolver novas estratégias terapêuticas e alternativas aos tratamentos alopáticos para controle de doenças inflamatórias.

Outras unidades do LIA estão instaladas também na China, no Canadá, no México e no Japão. Do ICB integram três laboratórios: Genética Celular e Molecular, coordenado por Vasco Azevedo; Imunofarmacologia, liderado por Mauro Teixeira; e Imunobiologia, que está sob a coordenação de Ana Maria Caetano.

#pesquisa#tecnologia#ufmg#biologia#ICBUFMGFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.