Notícias

< voltar
27/Fev/2018 - 07:00 - Atualizado em 27/Fev/2018 - 08:02

Inatel sedia competição de Robótica do Brasil

Competição promete reunir mais de 120 robôs em Santa Rita do Sapucaí no início de março


Por Redação
Crédito: Inatel/Divulgação

Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, vai virar uma arena de competição de robô entre 2 e 4 de março. Mais de 120 robôs vão competir em um dos maiores eventos de robótica do Brasil, a Inatel Robotics National Cup - IRONCup 2018, no campus do Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações).

Cerca de 300 estudantes, vindos de várias regiões do Brasil, serão as grandes estrelas que vão comandar esses robôs. No campeonato, eles vão colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula e que, em breve, vão utilizar no mercado de trabalho. “Nas competições de robótica vemos a inteligência artificial e a realidade aumentada aplicadas na prática. Os alunos utilizam conceitos e plataformas aplicados na indústria”, explica o professor Wanderson Saldanha.

A competição tem várias categorias, divididas entre futebol, sumô (guerra de robôs) e seguidor de linha, na qual o robô tem que fazer um trajeto pré-programado no menor tempo possível. As disputas são acirradas e cada gol ou “golpe” é muito comemorado pelos participantes e pela torcida, que nem precisa entender de tecnologia para entrar no clima da competição. “Vamos juntar várias categorias em um mesmo evento. Isso é inédito no segmento”, afirma o coordenador dos cursos de automação do Inatel, Alexandre Baratella Lugui.

A IRONCup 2018 integra a programação da 6ª edição da Inatel Week of Control and Automation – IWCA, semana dos cursos de Automação do Inatel. De 5 a 7 de março, o evento conta com palestras sobre o mercado de automação, minicursos e uma feira com a participação de empresas multinacionais e demonstrações de tecnologias.

Quer saber a programação completa do evento? Clique aqui.






#robótica#competiçãoderobótica#IRONCupFavoritar

Fonte: Inatel

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.