Notícias

< voltar
30/Jan/2019 - 16:00 - Atualizado em 30/Jan/2019 - 16:24

Iniciativas brasileiras são indicadas a prêmio na Cúpula Mundial sobre Sociedade da Informação

Políticas públicas do MCTIC foram indicadas no WSIS 2019. Votação online e aberta está disponível até o dia 10 de fevereiro


Por Redação Belo Horizonte/MG

Foram indicados a E-Digital, o Plano Nacional de IoT e o programa Start-Up Brasil

Crédito: Ascom/MCTIC

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) marcou presença no prêmio WSIS (Cúpula Mundial sobre Sociedade da Informação, na sigla em inglês), da Organização das Nações Unidas. Três políticas públicas elaboradas pela instituição foram indicadas na premiação, que reconhece iniciativas mundiais que utilizam as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) como fatores para o desenvolvimento sustentável.

As iniciativas indicadas foram:

- Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, que apresenta 100 ações para acelerar a digitalização da economia brasileira;

- Plano Nacional de Internet das Coisas, que detalhou as principais áreas em que o país pode se beneficiar dessa nova tecnologia;

- Start-Up Brasil, programa de apoio a empresas nascentes de base tecnológica.

O próximo passo da premiação é uma votação aberta ao público, em que qualquer pessoa pode se cadastrar e escolher os projetos de sua preferência até o dia 10 de fevereiro. As cinco iniciativas mais votadas em cada categoria serão reveladas no Fórum WSIS 2019, que acontece de 8 a 12 de abril em Genebra, na Suíça.

As equipes dos diretores de Políticas para a Transformação Digital, Miriam Wimmer, de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital; José Gontijo, de Ecossistemas Digitais e Otavio Caixeta,  da Política de Informática; foram responsáveis pela Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, pelo Plano Nacional de Internet das Coisas e pelo programa Start-Up Brasil, respectivamente.

Como participar

Para votar, basta acessar o site do WSIS e se cadastrar. Após a conclusão do cadastro é possível ver a lista completa de indicados. Os projetos do MCTIC fazem parte da primeira listagem, que reconhece as iniciativas governamentais. Também há projetos nacionais indicados nas outras 17 categorias.

#pesquisa#tecnologia#ciência#brasil#premiação#reconhecimento#PolíticasPúblicas#WSISFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.