Notícias

< voltar
27/Abr/2018 - 15:00 - Atualizado em 28/Abr/2018 - 20:37

Inspiration Day leva médias e grandes empresas para conhecer dia a dia de startups

Promovido pelo Hub Minas Digital, o evento passou pela nova sede da Rock Content e pelo coworking do Seed


Por Pedro Matos/SIMI
Crédito: Pedro Matos/SIMI

O Hub Minas Digital promoveu, nessa quinta-feira, o segundo ciclo do Inspiration Day, com o objetivo de inspirar empresas de médio e grande porte e motivá-las a analisarem seus desafios de mercado e negócios, buscando soluções por meio do processo de inovação. A iniciativa é fruto de uma parceria com a aceleradora de soluções inovadoras do Reino Unido, The Bakery.

Dessa vez, os representantes de dezenas de empresas tradicionais do mercado brasileiro começaram o processo de inspiração conhecendo de perto a realidade de uma startup do ecossistema mineiro. Os participantes visitaram a nova sede da Rock Content e conversaram com Fabiano Cancela, cofundador da startup que atua com marketing de conteúdo. “Hoje estamos num lugar sensacional e ter a oportunidade de receber empresas tradicionais, sólidas e que estão há 20 ou 30 anos no mercado, é fantástico. Espero que um pouco do que a gente aprendeu possa ajudá-los e torná-los mais inovadores”, comenta Fabiano.

A segunda etapa do evento aconteceu em outro importante espaço do ecossistema mineiro de inovação. No Seed, as empresas conheceram a metodologia utilizada pela The Bakery, entendendo como diversos desafios das organizações podem ser superados ao se conectarem com startups. “É muito importante que as empresas invistam em inovação atualmente, porque o mundo está mudando. A interação entre clientes e empresas é diferente. Se uma grande empresa não investe em inovação, ela vai ficar para trás. Não somente para seus clientes, mas também para seus empregados”, explica o fundador da The Bakery, Andrew Humphries.

Além disso, cinco startups puderam conversar com os participantes para apresentar suas soluções. Fabiana Ricco, que atua com melhoria contínua no Grupo Oncoclínicas, conta como a experiência no Inspiration Day tem ajudado a agilizar o processo de transformação na empresa. “Participei também do primeiro encontro e é muito interessante saber que Minas tem grandes startups que a gente pode incluir dentro da nosso grupo. Hoje consegui trazer mais pessoas e estamos tentando criar essa cultura de inovação dentro da empresa”.  

Crédito: Pedro Matos/SIMI

A ideia é que sejam realizados, ao todo, seis ciclos do Inspiration Day. O primeiro aconteceu durante o Minas Digital Summit, no Ouro Minas, e o próximo está marcado para o dia 22 de maio. Rodolfo Zhouri, coordenador do Hub Minas Digital, apresentou o programa para os participantes e falou como empresas podem utilizar o Hub para superar desafios. “O objetivo é que essas empresas possam inovar de uma forma rápida, barata e eficiente. A The Bakery tem muita experiência em conectar startups com grandes empresas. Nós queremos fazer isso aqui em Minas Gerais e acreditamos que isso vai promover um desenvolvimento econômico muito sólido no nosso estado”, completa Zhouri.

Hub Minas Digital

Programa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), o Hub Minas Digital tem o objetivo de apoiar a inovação aberta nas empresas de médio e grande porte, promovendo a conexão dessas instituições com o ecossistema de inovação mineiro.

A motivação surgiu a partir do desafio de manter a competitividade de empresas dentro de um cenário desafiador, além da pressão imposta por novos modelos de negócios e novas tecnologias, que geram ameaças ou oportunidades no mercado em níveis altíssimos. Por isso, o papel do Hub é ser o principal agente motivador de Minas Gerais que dê suporte às empresas que necessitam fazer parte deste movimento de inovação aberta.

#HubMinasDigital#InspirationDayFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.