A linguagem corporal diz muito sobre a personalidade das pessoas. Agora, um sistema de inteligência artificial elevou esse tipo de análise para outro patamar: ele consegue identificar personalidades analisando apenas o movimento dos olhos da pessoa.
Pesquisadores da Austrália e da Alemanha ensinaram, por meio de machine learning (aprendizado de máquina), o sistema de inteligência artificial a reconhecer as relações entre o movimento dos olhos e a personalidade das pessoas.
O estudo gravou os olhos de 50 participantes enquanto andavam por 10 minutos pelo campus de uma universidade. Durante o passeio, eles também deveriam comprar algum item, como uma bebida ou um objeto. Em seguida, o grupo respondeu 86 questões de três questionários, incluindo um que buscava identificar os cinco principais fatores de personalidade descritos pela psicologia: neuroticismo, extroversão, agradabilidade, conscienciosidade e abertura para experiência.
A partir daí foi utilizado um método de machine learning, além de um conjunto de recursos que decodificam diferentes características do movimento dos olhos, para analisar os movimentos feitos pelos participantes na primeira etapa. Depois de todo esse processo, o sistema foi capaz de identificar quatro dos cinco traços principais: neuroticismo, extroversão, agradabilidade e conscienciosidade.
Ainda que os resultados não sejam precisos o suficiente para que o método seja aplicado, os pesquisadores acreditam que um caminho se abre para que as máquinas possam aprender a compreender os humanos, além de fortalecerem as pesquisas que já haviam analisado a relação entre personalidade e movimentos oculares.
Comentários
As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.