Notícias

< voltar
07/Out/2016 - 11:18 - Atualizado em 07/Out/2016 - 11:21

Inteligência artificial é usada para fabricar cerveja

Empresa britânica IntelligentX criou um algoritmo que adapta receitas conforme feedback dos clientes


Por Redação
Quatro cervejas foram fabricadas com a ajuda de IA: ouro, âmbar, pálido e preta.
Crédito: Divulgação

Sexta-feira após uma longa jornada de trabalho pede um happy hour com uma bela cervejinha. No mercado há uma variedade enorme de marcas e tipos dessas bebidas. Mas alguma delas é produzida com base na experiência do consumidor?

A IntelligentX., empresa do Reino Unido, está vendendo a primeira cerveja do mundo fabricada com ajuda de inteligência artificial (IA). Com base no feedback dos clientes, um algoritmo molda as receitas para chegar ao melhor sabor.

Produção

A lógica  é a seguinte: os códigos impressos nas garrafas direcionam os consumidores para um robô no Facebook Messenger, que faz uma série de perguntas. As informações são interpretadas pelo algoritmo que aprende a partir do feedback dos clientes para fazer perguntas melhores no futuro.

As perguntas são feitas sobre as preferências do cliente e o sabor da cerveja, e as respostas normalmente são de múltipla escolha, sim ou não, ou de uma escala de 0 a 10. A partir daí, a IA detecta tendências e “entende” como agradar os clientes. Essas informações são enviadas aos cervejeiros que vão adaptando, lentamente e ao longo do tempo, as receitas.

A IntelligentX possui quatro cervejas fabricadas com o auxílio da inteligência artificial - ouro, âmbar, pálida e preta. Ao longo do último ano a produção já evoluiu 11 vezes, tudo com base nos feedbacks recolhidos nesse tempo.

Veja o vídeo, em inglês, sobre a IntelligenteX:

#empreendedorismo#inovação#startup#cerveja#IntelligentXFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.