Notícias

< voltar
01/Fev/2019 - 10:25 - Atualizado em 01/Fev/2019 - 14:50

Itajubá adota tecnologia de startup mineira para mobilidade urbana

Bikes elétricas, equipadas com dispositivo da Verth, estão sendo utilizada pela Guarda Municipal da cidade


Por Redação Belo Horizonte/MG
Crédito: Verth/Divulgação

Recentemente a Guarda Municipal de Itajubá, no sul de Minas, passou a contar com a tecnologia para facilitar o trabalho. O orgão de segurança pública recebeu duas bicicletas e cinco veículos com rastreadores que possuem a tecnologia da parceira Verth Tecnologias e Serviço, startup da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT).

As bicicletas, que são fabricadas pela empresa Moveyourlife, têm rastreadores conectados à central de monitoramento, o que permite acompanhar remotamente, inclusive via smartphone, a localização de cada uma delas.

A Verth entra com os equipamentos, os softwares e a manutenção dos links. A central fica na sede da startup, nas dependências da INCIT, mas a Prefeitura da cidade poderá fazer o acompanhamento pelo website da empresa. No momento, a implantação da tecnologia da startup faz parte de um projeto piloto, que terá duração de três meses.

“Isso é apenas uma parte do nosso projeto, que envolve uma série de medidas e ações para introduzir o conceito de ‘cidade inteligente’ em Itajubá por meio da utilização da Internet das Coisas (IoT)”, explicou o sócio proprietário da Verth, Alexandre Rennó Siqueira. Ainda segundo ele, o objetivo é formatar, para o município, um plano de IoT para ser implementado, conforme a necessidade da prefeitura.

Rennó também destacou que a utilização das bicicletas elétricas trará muitos benefícios ao município porque facilitará o trabalho dos guardas municipais, com a utilização de energia limpa. “O interessante é que essas bicicletas têm tecnologia assistida, motor de 350 watts, com seis marchas – ela auxilia o condutor em situações difíceis, como em subidas”, destacou.

#tecnologia#startup#internetdascoisas#Incit#verthFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.