Notícias

< voltar
22/Nov/2016 - 00:00 - Atualizado em 22/Nov/2016 - 16:17

Máquina troca embalagens vazias por créditos ou descontos

Material reciclado como garrafas pet gera pontos ao consumidor que pode ser usado no transporte público ou na conta de luz


Por Redação
Crédito: Reprodução/Facebook


Uma máquina tem chamado a atenção dos usuários do metrô de São Paulo. A startup paulista Triciclo trouxe ao Brasil máquinas de reciclagem que revertem embalagens vazias em créditos ou descontos para o consumidor.

Sucesso em países da Ásia e da Europa, os equipamentos estão instalados em pontos movimentados da Grande São Paulo.  Utilizando o conceito da logística reversa, o negócio tem como objetivo viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos para o reaproveitamento.

Após se cadastrar com login e senha, o consumidor pode recolher o material para acumular pontos. Posteriormente, esses pontos podem ser trocados por créditos ou descontos. O empresário Felipe Cury conta que o negócio foi adaptado ao cenário brasileiro ao inserir o programa de fidelidade.

De acordo com Cury, uma lata de alumínio vale 15 pontos e uma garrafa pet, 10.  A cada 100 pontos acumulados, o consumidor pode optar por R$ 0,35 de crédito no cartão eletrônico de transporte, como o Bilhete Único em São Paulo, ou abater R$ 0,27 na conta de luz. Em um supermercado, o cliente que depositar a embalagem ganha desconto na compra. Além disso, os créditos também podem ser doados para projetos sociais.

A startup coordena e supervisiona em tempo real o quanto o compartimento da máquina está cheio. “Nossos funcionários fazem o recolhimento do material, que vai para o nosso galpão. A gente faz a triagem, a classificação, prensa e enfarda. Depois, dá o destino final adequado que são as empresas recicladoras e cooperativas”, completa Cury.

O lucro dos empresários vem do material vendido para recicladoras, do aluguel do equipamento e da venda de publicidade nas máquinas.

#startups#empreendedorimo#reciclagem#resíduos#tricicloFavoritar

Fonte: PEGN

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.