Notícias

< voltar
01/Nov/2016 - 08:00 - Atualizado em 01/Nov/2016 - 09:33

Mercado aposta em TI para impulsionar o crescimento na América do Sul

Internet das coisas pode alavancar a produção com custo mais baixo, afirma especialista


Por Franco Serrano/SIMI

A sociedade e a economia de todo o mundo estão mais envolvidas com os benefícios da internet e com o desenvolvimento das tecnologias da informação. Isso possibilita o surgimento de novos mercados de serviços e conteúdos digitais, proporcionando, assim, a criação de novos métodos de interação entre os usuários, as empresas e os provedores de internet.

Nem tudo são flores. Os países da América Latina ainda enfrentam alguns problemas para tornar os serviços mais acessíveis. No entanto, a região registra altos índices de desenvolvimento. Segundo dados do estudo “O ecossistema e a economia digital na América Latina”, especialistas apontam que essa proporção já atinge a marca de 60%. Entre 2006 e 2013, o número de usuários de internet na região mais que duplicou, saltando de 20% para 46%.

Um dos principais desafios da região, de acordo com o professor Raul Katz, da Universidade da Columbia, é inserir a internet na estrutura produtiva dos países sul-americanos. “Temos que aproveitar todo o investimento feito em TI, promover mudanças nos modelos de negócios, capacitar em massa os empregados e ao mesmo tempo promover pesquisas para incorporar as novas tecnologias na indústria, como a robótica e os sensores. Isso é o que chamamos de Indústria 4.0”, explica o professor. “É isso que dará impulso na produtividade e promoverá o desenvolvimento da nossa região nos próximos cinco ou 10 anos.”

As informações do encontro estão disponíveis na Agência gestão CT&I.

#tecnologia#columbia#gestaocteiFavoritar

Fonte: Assespro e Agência Gestão CT&I

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.