Notícias

< voltar
08/Mar/2019 - 00:00 - Atualizado em 08/Mar/2019 - 09:46

Mercedes-Benz inaugura linha de cabines 4.0

Automação da linha de produção de caminhões reduz o tempo de montagem e aumenta a produtividade e a qualidade


Por Redação Belo Horizonte/MG
Fábrica ganha em eficiência e logística com investimentos em engenharia 4.0
Crédito: Mercedes-Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz inaugurou, no dia 28 de fevereiro, a sua nova unidade de cabines na planta, em São Bernardo do Campo (SP). A empresa avança na automação da sua fábrica na engenharia 4.0 para montagem de caminhões e completa o processo iniciado no final de 2017.

O projeto contou com investimento de R$ 100 milhões na unidade de cabines, dentro do programa de R$ 2,4 bilhões previstos de 2018 a 2022 para modernização da planta e desenvolvimento de novos produtos, serviços e tecnologia.

A nova fábrica traz avançadas tecnologias nos processos de produção como realidade virtual, internet das coisas, armazenamento de dados na nuvem, inteligência artificial e big data. Os recursos permitem acompanhar em tempo real todas as etapas da produção por aplicativos.

Segundo Philipp Schiemer, presidente da da Mercedes-Benz do Brasil, as linhas de montagem de cabines e caminhões aumentarão em 15% na eficiência de produção e em 20% na logística em relação aos processos anteriores.

“É uma revolução no processo de produzir, pois permite análise de dados, descomplica processos, melhora a qualidade do produto e a ergonomia nos postos de trabalho”, enfatiza Schiemer.

Tecnologia

A fábrica conta com veículos autônomos que circulam pela fábrica com componentes e peças para abastecer a linha de montagem, enquanto robôs auxiliares montam peças que exigem movimentos repetitivos.

Os dados do processo de produção são armazenados em um Data Lake e alimentam sistemas de inteligência artificial e Big Data. Isso permite monitorar a qualidade de todos os produtos, detectar falhas e fazer correlação com as informações de vendas, flexibilizando o mix de produção.

Já a realidade aumentada é utilizada no início do processo de montagem da cabine para a manutenção preventiva. O recurso permite visualizar parâmetros e informações dos sensores de equipamentos ou do processo produtivo.

#tecnologia#industria4.0#digitalFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.