Notícias

< voltar
03/Fev/2018 - 09:00 - Atualizado em 03/Fev/2018 - 12:04

Mineiros desenvolvem método para ensinar matemática com robótica

Projeto foi apresentado durante a 11ª edição da Campus Party Brasil


Por Pedro Matos/SIMI
Crédito: Lucas Nolasco

O professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Bruno Rossi, e o estudante de sistema de informação, Daniel Rodrigues, se apresentaram durante a 11ª edição da Campus Party Brasil com uma iniciativa que visa tornar as escolas brasileiras mais atrativas e tecnológicas. Bruno e Daniel querem ensinar matemática com os princípios básicos de robótica.

A ideia é utilizar o lego e o arduíno na construção de pequenas estruturas básicas de robótica. Dessa maneira, o professor poderia inserir a robótica em diversas aulas, como cálculo de medidas, por exemplo.

A dupla atualmente foca em mostrar o potencial do projeto para os professores. “Em todos os testes que fizemos, os  alunos se interessaram muito pelas aulas. Mas nosso grande desafio é quebrar a resistência que os professores têm com a robótica. Em geral, eles acham que aprender o básico de programação é algo difícil, enquanto na verdade é algo muito simples”, comenta o professor da cidade de Carangola.

O projeto foi inscrito em um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e aguarda o resultado. Além disso, a equipe continua buscando patrocinadores para ampliar a a quantidade de equipamentos e realizar novos testes em escolas.

Assista abaixo a matéria da TV SIMI com a equipe mineira:

Veja imagens da Campus Party Brasil 2018:
 

#educação#inovação#campusparty#robóticaFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.