Notícias

< voltar
21/Ago/2017 - 14:36 - Atualizado em 30/Mai/2018 - 10:26

Museomix realiza série de atividades gratuitas em BH

Evento será em Belo Horizonte, de 10 a 12 de novembro


Por Franco Serrano/SIMI
Participantes conhecem as ferramentas do Fab Lab Newton durante o Minimix
Crédito: Museomix MG/Divulgação

O Museomix é uma maratona criativa internacional feita por entusiastas da cultura, da tecnologia e da inovação. O projeto incentiva, a partir de ideias criativas e de ferramentas tecnológicas, os participantes a imaginarem e construírem dispositivos inovadores de mediação entre acervos e visitantes.

Em Belo Horizonte, que sedia o evento de 10 a 12 de novembro, o projeto foi lançado em 27 julho, no MM Gerdau, onde o público confere algumas das atrações tecnológicas, construídas pelo próprio museu e pela Faculdade Newton Paiva, numa parceria com o Circuito Liberdade para a realização da maratona.

Esta maratona criativa será realizada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), por meio do Circuito Liberdade, e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência,Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes). O projeto conta também com a parceria da Embaixada da França no Brasil, do BDMG Cultural, do Centro Universitário Newton Paiva e das faculdades UNA e Uni-BH, além de empresas e entidades.

Aquecimento

No dia 19 de agosto, no Fab Lab da Newton, aconteceu o Minimix, evento-teste do Museomix, que recebeu programadores, designers, experts em conteúdo, makers, comunicadores e mediadores que puderam acompanhar um pocket de todas as etapas da maratona em apenas um dia.

No dia 23 de agosto é a vez do 2º Apéromix, um bate-papo sobre o Museomix com a presença de embaixadores globais do programa. Marialya Bestougeff, Christophe Monnet, Célia Ligeon vão debater tecnologia, cultura e inovação, além de trazer as experiências passadas na França para agregar ainda mais conhecimento aos participantes do Museomix MG.

Museomix

O projeto teve origem na França, em 2011, e desde então já foi realizado em oito países e 43 museus. Com duração de três dias, o evento é feito por uma comunidade que busca construir um museu aberto, conectado e participativo.

Para participar do Museomix, em novembro, inscreva-se aqui.

#inovação#criatividade#MUSEOMIX#minimix#apéomixFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.