Notícias

< voltar
29/Ago/2018 - 09:00 - Atualizado em 28/Ago/2018 - 11:12

Museu de BH terá programação especial sobre astronomia em setembro

Atividades no Espaço do Conhecimento UFMG vão de oficinas até observações do céu


Por Redação Belo Horizonte/MG
Terraço do Espaço do Conhecimento UFMG tem telescópios para observação astronômica
Crédito: Espaço do Conhecimento UFMG/Divulgação

Setembro será o mês da astronomia no Espaço do Conhecimento UFMG, localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O museu terá uma programação específica destinada ao mistérios do Universo, com oficinas, contação de histórias e até observações do Sol.

Aos sábados, a Observação Noturna permite que o público veja de perto detalhes daqueles pequenos pontos brilhantes no céu. No Terraço Astronômico, das 19h às 21h, é possível ver a Lua, planetas e aglomerados de estrelas com a ajuda de dois telescópios. A partir das 17h30, 120 senhas são distribuídas gratuitamente.

No domingo, a diversão fica por conta da Observação do Sol, realizada das 11h às 13h. A atividade também é gratuita e tem senhas distribuídas a partir das 10h. Um telescópio especial auxilia adultos e crianças a olhar para o Astro-Rei sem danificar a visão.

Além disso, o museu conta diariamente com o sessões do Planetário, que permitem uma experiência imersiva e contemplativa pelo espaço sideral. A experiência é voltado para todas as idades.

Conhecendo o Universo!

No dia 1º de setembro, às 14h, o Jogo do Sistema Solar convida os visitantes a testarem seus conhecimentos sobre o conjunto de planetas que giram em torno do Sol por meio de cartas que estimulam a observação e a lógica.

Planetário simula viagem pelo espaço e amplia conhecimento dos visitantes sobre o universo
Crédito: Espaço do Conhecimento UFMG/Divulgação

No feriado da Independência do Brasil, 7 de setembro, também às 14h, o público vai descobrir a forte influência da Astronomia na criação da bandeira do nosso país em Astronomia da Bandeira. No dia 8, no mesmo horário, em Teatro dos Planetas, os participantes encenam Júpiter, Saturno e outros corpos celestes que podem ser vistos a partir da Terra, simulando seus movimentos e posições.

No dia 15, a oficina Fases da Lua ensina o público a prever a visibilidade do nosso satélite natural a qualquer momento. E na semana seguinte, no dia 22, crianças e adultos recebem mapas estelares para criarem suas próprias constelações em Coleção de Estrelas.

Para fechar com muita animação, a contação de histórias  Desvendando as constelações guaranis revela como esse povo indígena enxerga o céu. A atividade ocorre no dia 29, também às 14h.

As atividades são gratuitas. Para participar, basta retirar uma senha na recepção. A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Para saber mais informações, acesse o site do Espaço do Conhecimento UFMG.

#inovação#tecnologia#ciência#astronomia#universoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.