Você sabia que meteoritos podem ter sido cruciais para o surgimento da vida em nosso planeta? Essa será uma das questões abordadas no próximo sábado, dia 4 de agosto, às 10h, no Café Controverso, realizado no Espaço do Conhecimento UFMG.
Com o tema A origem da vida: o papel das rochas extraterrestres, o debate vai explorar as peculiaridades desses objetos e os seus efeitos no planeta Terra. A discussão será mediada pelo geólogo e professor do Instituto de Geociências da UFMG Alexandre Chaves e pelo engenheiro civil e professor do Departamento de Museologia da Escola de Direito, Turismo e Museologia da Ufop, Gilson Nunes.
Gilson Nunes explica que meteoritos são planetas que não tiveram êxito na sua formação e vieram parar na Terra. De acordo com ele, uma das hipóteses de origem da vida admite que essas formações rochosas extraterrestres trouxeram material orgânico para cá. Alexandre Chaves completa que o interesse principal da geologia está em analisar os locais do planeta onde esses compostos orgânicos se combinam para virar células, o que pode ter contribuído para o início da vida.
O Café Controverso é gratuito. Mais informações estão disponíveis no site do Espaço do Conhecimento UFMG.
Comentários
As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.