Notícias

< voltar
18/Out/2018 - 09:56 - Atualizado em 18/Out/2018 - 11:26

Pesquisadora cria jogo para crianças com hipersensibilidade auditiva

Aplicativo foi desenvolvido para plataformas Android e estará disponível para download em breve


Por Redação Belo Horizonte/MG
Jogo estará disponível para plataforma Android
Crédito: TV UFMG/Reprodução

A mestre em Música pela UFMG, Débora Lins, em parceria com o Departamento de Ciência da Computação, desenvolveu um jogo interativo destinado a crianças com hipersensibilidade sonora e características dos transtornos do neurodesenvolvimento.

Chamado de Sêntimus, o game é uma proposta digital musical que traz características importantes para o tratamento da hipersensibilidade auditiva. Tal condição é caracterizada por incômodo e repúdio a sons específicos e atrapalha o convívio social e o bem-estar. É mais comum em crianças, principalmente autistas ou que apresentam algum outro distúrbio neurológico.

O objetivo principal do jogo é estourar balões, apertando a tela do celular. A cada balão estourado, mais pontos o jogador vai conquistando e, à medida que os objetivos são cumprindos, a intensidade do som ambiente aumenta.

O jogo é dividido em quatro fases: Fase 1 - Aprendendo a Mecânica; Fase 2 - Festa de Aniversário; Fase 3 - Fantasmas; e Fase 4 - Relaxamento. O Sêntimus foi desenvolvido para sistemas Android e, em breve, poderá ser baixado gratuitamente por este site.

A criação do game foi parte da dissertação de mestrado de Débora no Programa de Pós-graduação em Música UFMG, intitulada "Sêntimus: um jogo digital musical para crianças com hipersensibilidade sonora e características dos transtornos do neurodesenvolvimento".

#saúde#games#aplicativo#app#jogoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.