Notícias

< voltar
27/Jul/2018 - 07:00 - Atualizado em 26/Set/2018 - 18:57

Pesquisadora da UFOP aposta em pedra-sabão para aperfeiçoar implantes dentários

Jaqueline Soares foi uma das vencedores do Prêmio Para Mulheres na Ciência 2018


Por Redação Ouro Preto/MG
Jaqueline usa talco produzido pela pedra-sabão para aumentar a durabilidae de próteses
Crédito: Divulgação/Para Mulheres na Ciência

A pedra-sabão é um material farto e bastante conhecido em Ouro Preto (MG) por ser usado na produção de artesanatos. No entanto, a pedra também rendeu prêmio a uma professora do Departamento de Física da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Jaqueline dos Santos Soares, especialista em nanotecnologia, venceu o Prêmio Para Mulheres na Ciência 2018 ao encontrar um novo uso para a pedra-sabão. A partir do talco produzido pela pedra, a pesquisadora conseguiu aperfeiçoar e aumentar a durabilidade de próteses ortopédicas e dentárias sem provocar rejeição do organismo.

A proposta de Jaqueline é adicionar nanoestruturas do talco da pedra-sabão à hidroxiapatita, material, mais frágil e semelhante ao osso, normalmente utilizado em próteses. A ideia é utilizar, ainda, o grafeno, capaz de produzir camadas fortes, finas e leves.

Pedra-sabão é bastante usada para artesanato na cidade de Ouro Preto
Crédito: Wikicommons

“Esperamos que a combinação desses elementos gere materiais com maior dureza, maior resistência ao desgaste e à corrosão e maior biocompatibilidade”, acredita. “Queremos obter um biomaterial com propriedades aprimoradas, pronto para utilização em seres humanos”, explica a pesquisadora.

Com o prêmio, a pesquisadora espera montar um laboratório próprio e ganhar visibilidade para conseguir desenvolver seu projeto.

#pesquisa#ciência#prêmio#saúde#UFOP#mulheres#físicaFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.