Notícias

< voltar
08/Jan/2018 - 11:55

Pesquisadores convertem ar poluído em energia limpa

Processo combate a poluição purificando o ar ao converter compostos em gás hidrogênio


Por Redação
Crédito: UAntwerpen e KU Leuven/Divulgação

Com o objetivo de combater os problemas de saúde gerados pela poluição, pesquisadores belgas desenvolveram um processo que purifica o ar. A novidade, publicada na revista científica ChemSusChem, é capaz de gerar, também, energia limpa, combatendo dois grandes problemas ambientais.

Na presença de luz solar, um pequeno dispositivo consegue converter os compostos de ar poluído em gás hidrogênio. São duas câmaras separadas por uma membrana de nanomateriais específicos responsáveis por todo o processo: uma câmara limpa o ar e a outra gera o gás hidrogênio.  

Tais materiais já foram utilizados no passado para extrair hidrogênio da água, mas os pesquisadores descobriram que o processo também era possível com o ar poluído. “O gás hidrogênio pode ser armazenado e usado mais tarde como combustível, como já está sendo feito em alguns ônibus”, explica o professor Sammy Verbruggen, principal autor do estudo.

Por enquanto, os pesquisadores trabalham em uma escala de alguns centímetros quadrados, mas em breve devem ampliar a tecnologia para torná-la um processo aplicável industrialmente.

#pesquisa#ciência#sustentabilidade#energiaFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.