Notícias

< voltar
13/Ago/2018 - 13:30 - Atualizado em 14/Ago/2018 - 11:44

Professoras da UFMG e UFOP vencem o prêmio ‘Para Mulheres na Ciência’

Angélica Thomaz Vieira e Jaqueline Soares conquistaram o prêmio no último domingo, 12


Por Redação Belo Horizonte/MG
A pesquisadora Angélica Vieira no vídeo institucional da premiração
Crédito: Facebook/Reprodução

Uma pesquisadora da UFMG está entre as sete pesquisadoras vencedoras da edição 2018 do prêmio “Para Mulheres na Ciência”, promovido pela L’Oréal Brasil, Unesco e Academia Brasileira de Ciência. A bióloga Angélica Thomaz Vieira, professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), concorreu com outras 524 pesquisadoras.

O anúncio das vencedoras ocorreu na noite deste domingo, 12 de agosto. As contempladas vão receber bolsa-auxílio no valor de R$ 50 mil. Com estudos dedicados à imunologia, Angélica Vieira investiga a resistência de bactérias a antibióticos e o modo como o próprio corpo poderia produzir substâncias que combatam bactérias. Para conferir o currículo da pesquisadora, clique aqui.

Além de Angélica, outra mineira também levou o prêmio para casa. A pesquisadora Jaqueline Soares, da UFOP, desenvolveu um projeto que busca criar próteses ortopédicas e dentárias mais resistentes. A inspiração para o projeto veio de um ingrediente famoso e abundante em sua região: a pedra-sabão. A especialista em nanotecnologia pretende usar o talco produzido a partir da pedra para tornar próteses ortopédicas e dentárias mais resistentes. O pó tem um custo reduzido e pode ser incorporado ao filme de hidroxiapatita, material usado nos implantes, aumentando sua durabilidade sem provocar uma rejeição do organismo.

Crédito: Reprodução/Facebook

No dia 4 de outubro, Angélica receberá o prêmio da categoria ‘Ciências da Vida’ e Jaqueline na categoria 'Física'. As outras categorias são: Química e Matemática. 

O prêmio “Para Mulheres na Ciência” tem como objetivo promover a igualdade de gênero na ciência. Para conhecer mais o prêmio e as outras vencedoras, acesse o site oficial.

A sete vencedoras da edição 2018 do prêmio "Para Mulheres na Ciência"
Crédito: Facebook/Reprodução

#ufmg#ciências#L'Oreal-Unesco-ABCParaMulheresNaCiência#angélicathomazvieira#pesquisadoraFavoritar

Fonte: UFMG

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.