Notícias

< voltar
27/Nov/2017 - 10:00 - Atualizado em 27/Nov/2017 - 10:11

Projeto mineiro é aprovado em chamada internacional de cooperação

Solução visa a redução da mortalidade de peixes em empreendimentos hidrelétricos


Por Redação

O projeto do professor Luiz Gustavo Martins da Silva, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), foi um dos aprovados na chamada CONFAP - British Council: Institutional Links 2017. A chamada foi realizada pelas fundações de amparo à pesquisa (FAPs), em parceria com o British Council, uma organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. A parceria foi intermediada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).

O objetivo da chamada foi promover parcerias entre instituições brasileiras e britânicas de ensino superior ou pesquisa, dentro do segmento de inovação social, nas áreas de Desenvolvimento Rural e Biodiversidade. O projeto apresentado pelo professor da UFSJ busca soluções para problemas globais relacionados à sustentabilidade de empreendimentos hidrelétricos e de infra-estrutura para uso de água. De acordo com o pesquisador, estes empreendimentos impactam, de forma negativa, a fauna de peixes e, com isso, afetam a atividade pesqueira, comercial e de subsistência em várias bacias hidrográficas no Brasil e em outros países.

As atividades a serem desenvolvidas vão focar em transferência de tecnologia da Inglaterra, através da Universidade de Southampton, para os pesquisadores brasileiros. A partir disso, os impactos de eventos de mortandade de peixes em usinas hidrelétricas serão quantificados e soluções para o problema poderão ser desenvolvidas. A ideia é que protótipos de sistemas de repulsão para peixes sejam criados e tenham sua eficiência testada para a redução da mortalidade, o que pode contribuir significativamente para o desenvolvimento de novas máquinas que ofereçam menores riscos para os animais.

O projeto do professor Luiz Gustavo Martins da Silva teve como título: Enhancing fisheries resilience and hydropower development: the road to sustainable energy-water-food NEXUS in Brazil. Para conhecer as demais propostas brasileiras aprovadas na chamada, clique aqui.

#inovação#tecnologia#UFSJ#pesca#hidrelétricasFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.