Notícias

< voltar
25/Jun/2018 - 11:21 - Atualizado em 25/Jun/2018 - 11:45

Projeto incentiva ideias inovadoras e empreendedorismo entre jovens de Congonhas

Oficina Escola de Inovação busca incentivar a inovação e o empreendedorismo entre alunos da rede municipal da cidade


Por Paula Isis/SIMI Belo Horizonte/MG
Crédito: Ascom/Congonhas

Sensibilizar os jovens sobre a importância da inovação e das iniciativas empreendedoras. Este foi o principal objetivo do primeiro encontro da “Oficina Escola de Inovação”, um projeto realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Congonhas em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES).

O encontro realizado na última quinta-feira, 21, no Centro de Educação Tecnológica (CET), reuniu, aproximadamente, 50 aluno do curso técnico de mineração e  teve como objetivo apresentar a ação que, segundo a prefeitura, também será realizada na rede municipal de ensino.

A analista de empreendedorismo e inovação tecnológica da SEDECTES, Daniele Cardoso, falou sobre o incentivo ao desenvolvimento da inovação. “Acredito que a importância desse tipo ação para os jovens está em apresentar possibilidades atuais e necessárias de atuação dentro do mercado de trabalho, para que assim possam se organizar melhor na escolha da profissão e entender qual a real necessidade.”

Daniele citou um exemplo que é bem próximo da realidade dos estudantes da cidade de Congonhas. Segundo a agente, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que tem sua usina na cidade, trabalha hoje com um quadro de funcionários de mais ou menos 6 mil pessoas e produzem 30 milhões de toneladas de minério. A empresa planeja para o próximo ano produzir ainda mais, mas com um quadro de funcionários de 3 mil pessoas.

Daniele Cardoso, da Sedectes, durante apresentação no CET
Crédito: Ascom/Congonhas

“Esse tipo de situação acontece pela entrada das inovações que permitem reduzir o custo das empresas, aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços ou produtos entregues. Assim, os jovens que um dia sonham em trabalhar para uma grande empresa devem começar a pensar em como trabalhar junto com a empresa, entregando soluções inovadoras para os negócios.”

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Christian Souza Costa, falou sobre o ecossistema de inovação, programa de aceleração, incubadores e hub de inovação de Congonhas. "Estamos com um trabalho muito bacana na prefeitura, com parceiros, entre eles instituições de ensino e iniciativa privada." 

Ainda segundo o secretário, está previsto para o segundo semestre um Lab Truck, laboratório da rede Fab Lab. “Vamos ter também o 2° Fórum de Negócios. Nossa cidade está fazendo uma opção para deixar de ser tão dependente da mineração e apostar fichas em inovação e tecnologia, porque é o caminho, é o futuro”, completou.

#inovação#educaçãoempreendedora#CET#Congonhas#csnFavoritar

Fonte: Ascom/Congonhas

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.