Notícias

< voltar
17/Dez/2018 - 13:09 - Atualizado em 17/Dez/2018 - 14:15

Reconhecimento facial permite controlar cadeiras de rodas

Tecnologia desenvolvida pela Hoobox Robotics, em parceria com a Intel, permite que usuários controlem cadeiras de roda com expressões faciais


Por Redação Belo Horizonte/MG
Sensor reconhece expressões faciais e gera comandos para movimentar a cadeira
Crédito: Divulgação/Hoobox

Uma parceria entre a Hoobox Robotics e a Intel gerou a primeira cadeira de rodas motorizada, que funciona a partir da tecnologia de reconhecimento facial. A novidade vai ajudar na mobilidade de diversas pessoas a partir do uso de inteligência artificial (AI).

A Hoobox, brasileira de Campinas, criou um sistema chamado Wheelie 7, a partir da tecnologia de AI da Intel, que permite o reconhecimento das expressões faciais e envia comandos para a cadeira se mover em qualquer direção desejada.

Basta um sorriso, um franzir de testa e ações atribuídas à programação farão com que o usuário se mova para frente ou para trás, por exemplo. Em poucos minutos é possível configurar a cadeira para o uso, já que a AI elimina desafios enfrentados para a confecção de cadeiras deste nível.

A tecnologia ainda não está acessível para todos. No entanto, disponibilizá-la em grande escala é o próximo passo da Hoobox. “É importante reconhecer as maneiras pelas quais a tecnologia pode ajudar as pessoas a recuperar a mobilidade e o controle de suas vidas”, comenta Anna Bethke, head da AI social good da Intel.

Assista ao vídeo de demonstração e veja como funciona:

#inovação#tecnologia#negócios#acessibilidade#AIFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.