Notícias

< voltar
07/Mar/2019 - 10:30 - Atualizado em 07/Mar/2019 - 11:07

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa abre chamada para projetos na área de tecnologia

Edital busca projetos nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) aplicados em diversas áreas; inscrições vão até o dia 31 de março


Por Redação Belo Horizonte/MG
Crédito: NESA by Makers on Unsplash

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) disponibilizou o edital 2019 para chamada de projetos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Pesquisadores de instituições públicas e privadas, empreendedores, startups e demais profissionais interessados em participar devem enviar suas propostas até o dia 31 de março.

O edital tem como um de seus objetivos implantar e desenvolver uma ciberinfraestrutura nacional a ser utilizada na educação, pesquisa e inovação, permitindo a evolução da rede Ipê e das redes metropolitanas de alta velocidade. A chamada estende, ainda, apoio às políticas de desenvolvimento em ciência, tecnologia e saúde.

A RNP busca propostas que auxiliem na expansão dos serviços oferecidos pela rede. O edital incentiva a submissão de temas específicos, com projetos nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) aplicados na educação e saúde, cibersegurança, monitoramento de redes, gestão de identidade, além de infraestruturas e aplicações para campi universitários.

O projeto passa a incluir, pela primeira vez, o ecossistema de inovação no edital. O foco é fomentar a criação de novas startups e também apoiar as já existentes. Mas, para isso, é necessário que integrantes de startups se associem a pesquisadores.

“O grande desafio foi a construção de um edital híbrido, que atendesse a esses dois mundos: a academia e o ecossistema de inovação. O diferencial deste ano para a RNP foi encontrar uma forma de aproximar esses dois ambientes e construir uma ponte entre o que sai da academia e o que vai para o mercado”, explicou a diretora de P&D da RNP, Iara Machado.

Os Grupos de Trabalho aprovados serão conhecidos durante a realização do Workshop RNP, nos dias 6 e 7 de maio. Os aprovados terão o prazo de 12 meses para execução dos projetos.

Para mais informações e para acessar o edital, clique aqui.

#empreendedorismo#educação#pesquisa#inovação#startupsFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.