Notícias

< voltar
01/Out/2018 - 16:02 - Atualizado em 03/Out/2018 - 16:23

Saiba 7 lições de negócios que aprendemos com Anitta

Cantora falou, no Fire Festival, sobre seu lado empreendedor e contou como gere sua carreira


Por Renato Carvalho/SIMI Belo Horizonte/MG
Anitta conversou sobre seu lado empreendedor
Crédito: Renato Carvalho/SIMI

Anitta, fenômeno da música pop brasileira, esteve em Belo Horizonte na última sexta-feira, 28. A jovem cantora se apresentou no Palácio das Artes para mais de 2,5 mil pessoas no Fire Festival, promovido pela Hotmart. Mas dessa vez, a artista não cantou nenhuma de suas músicas, afinal a pauta era sua carreira de negócios.

A cantora é responsável pela gestão da própria carreira desde o fim de 2014. Antes disso, com 16 anos, Anitta se formou em um curso técnico de administração e fez estágio durante um tempo na empresa Vale do Rio Doce. Nesse período, sua carreira na música começou a despontar e a cantora optou por recusar a efetivação na empresa e seguir a carreira artística.

Durante o bate-papo no Fire, Anitta destacou características de sua carreira que correspondem a desafios encontrados em empresas. Por isso, separamos 7 lições que a cantora nos ensinou:

1. Saia da zona de conforto e busque seus objetivos

A cantora sonhava em ser artista, mas como já dito anteriormente, conseguiu um estágio bastante disputado na Vale. Se destacando em sua função, recebeu a proposta de efetivação, mas resolveu sair da zona de conforto e buscar seu sonho. Ela estava começando a fazer shows e decidiu largar o emprego para se dedicar à carreira de cantora.

2. Aprenda com os erros

Anitta contou que já cometeu muitos erros e que está sempre aprendendo com os tropeços da carreira. Em tom de brincadeira, ela lembrou do pai, comerciante, que errou bastante em seus negócios. “Com ele aprendi o que não deveria fazer (rs).”

3. Tenha uma boa equipe

A artista revelou que não se importa tanto com o currículo e a formação das pessoas, exceto para áreas específicas, como o setor financeiro ou jurídico. “Gosto de pessoas em que eu veja potencial”, disse. Segundo ela, muitas pessoas que hoje trabalham em sua equipe, começaram em uma área, mas passaram a exercer outras funções. “Se vejo potencial, puxo a pessoa para o cargo e vamos aprendendo juntos.”

4. Crie relacionamentos

Em seu começo de carreira, Anitta buscava agradar os empresários e donos de casas de shows nas quais se apresentava. “Após os shows eu queria um feedback e tentava marcar outra apresentação.” De acordo com ela, o foco principal não era ganhar dinheiro, mas conquistar seus clientes. “Primeiro eu entregava o resultado.” Além disso, atualmente a cantora conta uma equipe para se relacionar com seus fã-clubes.

Cantora foi uma das atrações do Fire Festival, promovido pela Hotmart
Crédito: Renato Carvalho/SIMI

5. Use dados a seu favor

Outra estratégia que a cantora adota é acompanhar dados e números. Afinal de contas, a internet nos fornece uma infinidade de informações que são valiosas para os negócios. Anitta revelou que já cancelou lançamentos de músicas e clipes porque o momento não era favorável. “Quando estava quase tudo pronto para lançar a música, outro artista lançou uma com o mesmo tema”, lembra. Além disso, os dados são úteis para a cantora avaliar assuntos em alta para trabalhar em suas músicas.

6. Mantenha a organização de sua empresa

Anitta conduz sua carreira nas palmas de suas mãos. Em seu celular, a cantora divide toda a operação do seu negócio em diversos grupos de WhatsApp. Cada assunto é tratado em seu grupo específico: coreografia, financeiro, redes sociais, gravadora, shows, entre tantos outros. Ela ainda brinca que tem certeza que sua equipe cria grupos sem ela. “Aposto que há um grupo sem mim que eles ficam criticando as ideias que eu dou. Sempre vem alguém no privado e fala ‘olha, essa ideia não é legal’ (rs)”.

7. Tenha cautela com a carreira internacional

Internacionalizar sempre é um passo difícil e, na carreira de artista, não é diferente. A cantora mostrou muita humildade para tratar do assunto. “Saiba o seu lugar”, destacou. Anitta afirmou que a carreira começa do zero em outro país e é preciso entender isso. “Me questionavam ‘você vai se sujeitar a isso? Olha quem é você!’ e eu sempre dizia que eu sou o que sou no meu país. Ali fora não sou ninguém e preciso entender como as coisas funcionam.”



** Fique ligado em nosso site e redes sociais para acompanhar mais conteúdos do Fire Festival.  **

#empreendedorismo#negócios#música#business#anitta#carreiraFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.