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11/Jul/2018 - 12:00 - Atualizado em 11/Jul/2018 - 13:05

Site criado por mineiro será destaque em evento do MIT

Startup Quick Brasil participará do MIT Innovation & Entrepreneurship Bootcamp, no Rio


Por Redação Belo Horizonte/MG
Sede do MIT, nos EUA. Instituto é organizador do evento que será realizado no Rio
Crédito: MIT/Divulgação

A Quick Brasil surgiu em  2017 para ajudar consumidores que se sentem lesados por companhias aéreas. Agora a startup será um dos destaques da edição brasileira do MIT Innovation & Entrepreneurship Bootcamp, um programa destinado à empreendedores de inovação, que será realizado entre 28 de julho e 3 de agosto, no Rio de Janeiro. A plataforma foi desenvolvida por um grupo de quatro empresários no Global Entrepreneurship Bootcamp 2017. Entre eles está o advogado mineiro Thiago Naves.

A startup oferece suporte prático e rápido a quem teve voos atrasados, cancelados, com overbooking ou extravio de bagagens. De acordo com a empresa, assim que o passageiro relata o problema, os consultores avaliam gratuitamente a situação e, a seguir, caso haja real direito à reparação, propõem uma indenização imediata no valor de R$ 1 mil, em depósito na conta bancária. Ao receber a compensação, o consumidor abre mão de receber qualquer outro valor da companhia aérea referente ao transtorno. A partir deste momento, a  Quick Brasil passa a reivindicar a retratação diretamente com a companhia, assumindo os riscos e resultados.

Lançada em abril de 2017, a plataforma já atendeu cerca de mil clientes, com 95% de acordos fechados com as empresas aéreas, segundo a startup. Thiago Naves relata que que objetivo da Quick Brasil é garantir que o consumidor seja indenizado nas situações em que foi lesado pelas companhias aéreas, mas com muito mais rapidez que a justiça pública e sem riscos. “O próximo passo é tornar a Quick Brasil conhecida nacionalmente, e consequentemente, impactar uma melhoria no serviço prestado pelas empresas de aviação no que diz respeito ao tratamento dos seus consumidores”. Ainda de acordo com Naves, o procedimento tem respaldo no conteúdo legal previsto pelo Código de Defesa do Consumidor, Código Civil e Lei 9.099/95.

Participação no programa do MIT é motivo de orgulho para a startup

No ano passado, Thiago foi selecionado entre 50 mil inscritos para participar do programa educacional Global Entrepreneurship Bootcamp, na Austrália. Os participantes foram divididos em 23 times, que deveriam selecionar uma proposta para desenvolver. Naves e sua equipe (Amory Gonzalez, da Guatemala; Gaurav Tandel, da Índia; e Jon Hanson, dos Estados Unidos) escolheram uma plataforma on-line voltada para as relações de consumo, baseada em um trabalho desenvolvido por ele no Brasil já há cinco anos, o Lar do Consumidor.

O projeto batizado de The Quick Claim passou para a final juntamente com mais seis grupos. Ao lado dos três vencedores, a banca concedeu uma premiação bônus a Naves e sua equipe,  criada especificamente para o projeto, por considerá-lo, entre todos, o de maior chance de execução no mercado real.

De acordo com Thiago, o case de sucesso da startup atualmente é citada como exemplo em uma das disciplinas oferecidas pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Mit Innovation & Entrepreneurship Bootcamp

O MIT Innovation & Entrepreneurship Bootcamp é um novo programa do MIT para empreendedores, gestores e gerentes do setor de inovação, bem como designers, pesquisadores e educadores. De 28 de julho a 3 de agosto, participantes do mundo todo estarão ao Rio de Janeiro para um programa intenso de uma semana para aprender como construir empreendimentos voltados para a inovação e que resolvam desafios globais.

Baseado no princípio mens et manus (aprender fazendo), o programa tem com objetivo desenvolver novas habilidades relacionadas ao empreendedorismo, à inovação e aos desafios enfrentados pelas start-ups em seus primeiros anos. A proposta é que os bootcampers sejam parceiros ativos de aprendizagem entre si e com os treinadores, já que todas as palestras são interativas. Cada um deles terá a oportunidade de ser CEO e liderar sua própria equipe por pelo menos um dia.

A lista de treinadores inclui empresários da área de inovação, como o executivo nigeriano Nasir Yammama, fundador e CEO da Verdant AgriTech, startup que cria soluções para agricultores; a argentina Ingrid Toppelberg, ex-consultora de gestão na McKinsey & Company e, atualmente, consultora de projetos em Boston, no Vale do Silício, na Europa e no Oriente Médio; e a australiana Priyanka Bakaya, fundadora e CEO da Renewlogy, dedicada à renovação de resíduos.

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