Notícias

< voltar
22/Mar/2018 - 08:00 - Atualizado em 17/Abr/2018 - 15:02

Startup Weekend invade o interior de Minas em busca de novos talentos

Vale do Aço recebe evento neste fim de semana; jovens de Poços de Caldas e Pará de Minas foram desafiados a criar uma startup em 54 horas


Por Redação
Galera do Startup Weekend de Pará de Minas

O Startup Weekend (SW) invadiu o interior de Minas no mês de março. O evento, um dos maiores de imersão no universo do empreendedorismo e inovação, chega ao Vale do Aço neste fim de semana, após passar por Pará de Minas (região Central do estado) e Poços de Caldas (Sul de Minas).

Em sua segunda edição no Vale do Aço, será realizado nos dias 23, 24 e 25 de março o Startup Weekend Youth, evento voltado para jovens de 13 a 18 anos com o objetivo de capacitá-los empreendedores. Realizado pela Comunidade Compartilhar com o apoio do Sebrae Minas, o evento será na faculdade Única em Ipatinga.

Durante 54 horas, os participantes ficarão imersos no universo empreendedor com o objetivo de projetar uma empresa. Formadas as equipes, cada uma terá que se dedicar a desenvolver um negócio a partir da ideia escolhida. Para isto vão fazer uso de estratégias para desenvolver planos de negócios, aprender a identificar o seu cliente, construir um produto e, ao final, apresentá-lo para que um grupo de investidores confirme que a sua ideia é uma boa proposta de negócio. Tudo isso sendo orientados por experientes empreendedores que já estão com as suas startups no mercado.

De acordo com a analista do Sebrae Minas, Larissa Mafra, o papel da instituição no evento é captar a paixão de empreendedores dispostos a promoverem uma comunidade com potencial para diversificar a economia local. “Os jovens estão cada vez mais engajados em abrir o próprio negócio e uma das formas de realizar esse sonho é criar uma startup. O nosso propósito é atrair esses jovens para enxergarem o empreendedorismo como uma oportunidade de gerar desenvolvimento local”, ressalta a analista.

O Startup Weekend Youth é a versão jovem do maior evento de startups do mundo, o Startup Weekend. Realizado em mais de 100 países em todo o mundo desde 2007, o projeto já estimulou a criação de mais de 8 mil negócios. Criado pela UP Global, ONG sem fins lucrativos, utiliza a metodologia do Google. A responsável por sua realização no Brasil é a Techstars, aceleradora americana.

Clique aqui e inscreva-se.

Pará de Minas e Poços de Caldas também receberam o SW

Em Pará de Minas, SW foi realizado no último fim de semana, do dia 18, na Fapam (Faculdade de Pará de Minas). Mais de 90 empreendedores de toda região centro-oeste passaram pela ideação, validação do modelo de negócios e apresentação para uma banca de jurados.

Dentre as 12 equipes formadas no evento, os três primeiros lugares foram: startup Visite Fácil, a grande vencedora, que idealizou um serviço de realidade aumentada.  Em segundo lugar a startup Só Casar, que desenvolveu um aplicativo para consultoria em festas de casamento, e em terceiro lugar a Sabedoria, cuja ideia é fazer livros adaptados para idosos.

Já no Sul de Minas, quem fez as honras para receber o evento internacional  foi a Puc Minas. No início do mês, entre os dias 2 e 4, o Campus reuniu empreendedores, investidores, desenvolvedores, designers, profissionais de marketing e entusiastas.

Para o empresário e participante do evento, Gustavo Marquini, a oportunidade agregou conhecimento. “Meu objetivo era viver a experiência intensa da imersão em 54h de empreendedorismo e tecnologia, construindo do zero um modelo de negócios validado. Foi emocionante, intenso, rico em muito conhecimento e novos contatos”, afirmou.

Entre os mentores, estiveram profissionais de empresas e instituições de renome como Google, Microsoft, Samsung, Schneider Electric, Ericsson, Avaya, Avoa, Dágora, Spider.Ad, Ventres, Instituto Eldorado e PUC Minas. Para o mentor, João Aristides, fortalecer a rede de contatos é fundamental. “Uma nova empresa precisa ter um Networking muito forte. Conhecer pessoas e produtores que te levarão a novos fornecedores é fator precioso em um evento como esse”, disse.

Para o professor Fabiano Costa Teixeira, um dos organizadores do evento, a oportunidade abriu valiosas portas. “O Campus da PUC Minas já oferece uma estrutura e um ambiente perfeitos para a criação de startups, tendo em vista o grande número e a heterogeneidade dos cursos ofertados pela Instituição. O Startup Weekend veio como um grande motivador para que os alunos pudessem movimentar nosso ecossistema empreendedor”, disse.


O Startup Weekend é um evento realizado em 150 países e já possibilitou a criação de mais de 8.190 startups.

#startups#startupweekend#poçosdecaldasFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.