
Quando uma empresa precisa tomar decisões estratégias, o setor de recursos humanos sempre fica isolado, isso porque ele é baseado no feeling e na subjetividade no momento da contratação e desenvolvimento dos funcionários. Com a ajuda da tecnologia, a área vem buscando soluções para se tornar mais objetiva, processual e estratégica. Diante deste cenário, a HR Tech Solides desenvolveu o primeiro software para gestão de pessoas baseado no comportamento humano e utilizando a inteligência artificial.
Segundo a startup, o software utiliza a metodologia de Disc, que avalia o comportamento das pessoas em um determinado contexto, a partir dos quatro aspectos do comportamento humano. O sistema promete tornar o processo de recrutamento e seleção mais assertivo, sendo possível obter mais de 50 informações do candidato em cerca de sete minutos, reduzindo, assim, a rotatividade, além de ajudar no desenvolvimento de competências dos colaboradores que já estão na empresa.
Com o índice de rotatividade alto na empresa, Erick Mendes, gerente de RH do Grupo Negócios Públicos, implantou o software. Após implantar o sistema, a empresa chegou a atingir 86% de retenção de talentos ao contratar com mais assertividade, estruturar o processo de recrutamento e seleção e desenvolver as habilidades dos colaboradores.
Erick conta que ao iniciarem o mapeamento de perfil dos colaboradores, a empresa passou a ter informações muito mais elaboradas e concretas sobre as equipes, definindo o perfil ideal para cada posição. “Hoje, 100% dos nossos colaboradores estão com os perfis mapeados. Com isso, diminuímos erros de gestão ao compreender a melhor forma de agir com cada colaborador, reduzindo conflitos e potencializando o que cada um tem de melhor.”
Sobre a Solides
A Solides é uma empresa especialista em software para identificação de perfil comportamental. Há dois anos, a startup assumiu um novo posicionamento no mercado e tornou-se a primeira startup a desenvolver um software de gestão baseado no comportamento humano. Conquistou o prêmio Crowd´s Award, oferecido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. Além disso, recebeu recentemente o selo de melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais pelo Great Place to Work.
Comentários
As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.