Notícias

< voltar
27/Mar/2018 - 11:58 - Atualizado em 17/Abr/2018 - 14:52

Startup de espumas retardantes de chama vence o Demoday INCT Midas

A empresa BRFoam, de Natal (RN), conquistou o primeiro lugar do programa de aceleração Laboratório de Negócios Midas


Por Paula Isis/SIMI
Vencedores da primeira edição do Laboratório de Negócios Midas
Crédito: Paula Isis/SIMI

"A maior tragédia dos incêndios é saber que a maioria deles poderia ser sido evitada." É com esta frase no cartão de visita que a BRFoam, empresa criada pelos pesquisadores Eduardo Rigoti, doutor em Ciência e Engenharia de Materiais, o aluno de Iniciação Científica e graduando em Química do Petróleo, José Claudiano Dantas Neto, o doutorando em Química, Artur Santana, e a professora Sibele Pergher, se apresenta ao mercado. A startup de Natal (RN) foi a grande vencedora da primeira rodada do INCT Laboratório de Negócios Midas, realizado na semana passada, em Belo Horizonte.

Em parceria com a Biominas, o programa de aceleração, realizado durante oito semanas de forma presencial e semipresencial, reuniu em seu Demoday oito projetos que se apresentaram para uma banca de juradas compostas por membros do ecossistema de inovação e empreendedorismo de Minas Gerais, como Sebrae e Biominas.

A ideia da espuma retardante de chamas surgiu após um dos maiores desastres deste país: o incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), em 2013, que matou 242 pessoas, o que segundo Eduardo poderia ter sido evitado. "A espuma utilizada dentro da boate não era retardante de chamas. Então, propagou-se muito rápido e, além disso, teve a emissão de gases tóxicos. E isso foi o motivo da maioria das mortes. Tanto que a cada dia era contabilizado um novo número de vítimas fatais devido à inalação desses gases”, comenta o CEO. Após muitas pesquisas e testes, a BRFoam conseguiu desenvolver espumas que, além de retardar a proliferação do fogo, não emitem nenhum tipo de gás tóxico.

Eduardo conta que o laboratório, além de ajudar a desenvolver o projeto, fez com que as possibilidades de mercado aumentassem. “Inicialmente, pensamos apenas em isolamentos acústicos. Com o programa, conseguimos ampliar um pouco mais nossa visão. A gente conseguiu ver que poderia aplicar nosso material em outros segmentos do mercado, como bancos de carro, de cinema, para auditórios e também tomamos conhecimento de legislações relacionadas a sofás e colchões”, comemora.

Com o término do programa, o CEO afirma que o momento é de pensar se eles farão a transferência tecnológica para empresas que já atuam no setor ou se darão sequência à empresa. A BRfoam faz parte do laboratório de peneiras moleculares (LABPEMOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A TV SIMI foi até o Demoday para conhecer um pouco mais sobre o programa que quer tirar soluções ambientais da academia, colocando produtos e serviços à disposição da sociedade.

Confira:

Para saber mais sobre o Laboratório de Negócios Midas, clique aqui.

Sobre o INCT Midas

O Midas é um projeto que pertence a um dos maiores programas de Ciência e Tecnologia do Brasil — o INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia), e tem como missão transformar pesquisa acadêmica em riqueza e desenvolvimento sustentável para o Brasil por meio de iniciativas empreendedoras.

#startup#biominas#aceleração#INCTMIDAS#laboratóriodenegóciosmidasFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.