Notícias

< voltar
03/Nov/2016 - 08:00 - Atualizado em 03/Nov/2016 - 15:42

Startup desenvolve polêmico sistema de controle de estacionamento

The Barnacle é uma placa que pode ser pregada no para-brisa de veículos infratores, obstruindo a visão. Para liberar é preciso pagar a multa na hora


Por Renato Carvalho/SIMI

Uma startup americana desenvolveu um produto bastante polêmico. Trata-se do The Barnacle, um sistema de controle de estacionamento. Diferentemente de guinchos que rebocam os veículos infratores, o Barnacle é uma placa que pode ser pregada no para-brisas dos automóveis.

O objeto ocupa quase todo o vidro, obstruindo a visão, e não sai com o uso da força, pois uma ventosa gigante o deixa bem preso. Para retirar a placa é preciso pagar a multa na hora, através do sistema “Pay and Remove”, que permite que o motorista ligue para um número e pague a taxa pelo cartão de crédito. Após digitar um código na placa, o objeto é destravado.

Depois de liberar o veículo, o motorista infrator tem 24 horas para devolver a placa em pontos específicos pela cidade. Caso o motorista resolva andar com o veículo sem pagar a multa, com a visão bloqueada, um alarme sonoro é acionado.

A invenção é inspirada nos modelos de travas para rodas que já funcionam em vários lugares do mundo – e também precisam ser pagos na hora para liberar o veículo. A diferença é que o Barnacle é leve, prático, e traz mais segurança para os oficiais durante a aplicação.

Segundo o site da startup, o conceito de seu produto torna mais justa a cobrança de multas por estacionamentos indevidos, já que há muitos casos em que os infratores não pagam por seus erros.

Outro ponto de destaque é a facilidade de transporte. Por serem placas dobráveis, as peças podem ser empilhadas e carregadas até em bicicletas. O objeto também facilita o reboque dos veículos quando a situação se agrava. Não há necessidade de retirá-lo, como no caso das travas de rodas.

Por fim, a empresa destaca a economia de recursos pelos órgãos fiscalizadores e também os benefícios ao meio ambiente, diminuindo emissões de carbono, sem necessidade de guinchos, baixa necessidade de manutenção, e veículos menores para transportar as peças.

O que achou da invenção? Daria certo por aqui? Comente!

Veja as fotos:

#startup#estacionamento#multas#Barnacle#trânsitoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.