Notícias

< voltar
22/Fev/2018 - 11:14 - Atualizado em 20/Abr/2018 - 14:27

Startup vende assinaturas de energia renovável para clientes residenciais

Enercred utiliza usina de energia solar; conta de luz fica mais barata e energia pode ser compartilhada com outras pessoas


Por Paula Isis/SIMI
Crédito: Portal Solar

As tarifas de energia não param de subir e, atualmente, a população não tem opção de escolher qual companhia vai fornecer energia para a sua casa. Pensando nisso, a startup mineira Enercred chegou ao mercado como uma opção para quem desejar reduzir os gastos com eletricidade utilizando energia solar à distância.

O sistema é muito simples. A Enercred oferece um serviço de assinatura de créditos de energia renovável para o consumidor residencial. Mas como funciona isso? A startup montou uma pequena usina, com telas de energia solar, no interior de Minas Gerais. A energia gerada vai para a Cemig, que atua como uma bateria, armazenando essa energia e levanto até a casa das pessoas que participam da cooperativa da startup. O sistema de abastecimento é feito por cabos - aqueles tradicionais que já conhecemos.

Quando o consumidor compra um pedacinho da usina da Enercred, a central de distribuição sabe que tudo que a pessoa está consumindo vem de energia solar e a conta, consequentemente, vem mais baixa. Segundo informações do site oficial, o consumidor pode economizar até uma conta de luz ao fim do ano com a assinatura.

Além disso, eles destacam que a diferença dos demais serviços prestado por concessionários é que o consumidor pode controlar seu gastos e pode até dividir essa energia com mais pessoas, em um condomínio, por exemplo.

O modelo de negócios é baseado na assinatura de serviço. A startup lucra com a assinatura, que  varia conforme o consumo de energia do cliente. A Enercred começou a operar em novembro do ano passado com 23 clientes pagantes em Minas Gerais e acaba de começar um projeto piloto em Goiás.

Atualmente, a empresa está expandindo sua planta de geração de 15kWp para 75kWp em Pedralva (MG) para atender 100 clientes e a lista de espera já está com 255 interessados.

#energia#energiaSolar##startup#enercredFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.