Notícias

< voltar
07/Jan/2019 - 09:10 - Atualizado em 07/Jan/2019 - 11:44

Teclado assistivo de startup mineira é premiado nos Emirados Árabes

TiX, desenvolvido pela Geraes Tecnologia Assistiva, tem teclas grandes que permitem a inclusão de pessoas com deficiência motora


Por Redação Belo Horizonte/MG
Combinações de comandos possibilitam o uso do teclado por deficientes
Crédito: Renato Carvalho/SIMI

A startup mineira Geraes Tecnologia Assistiva, que passou pela aceleração do Seed-MG, foi premiada no final de 2018 com o prêmio Entrepreneur Hero, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Na ocasião, foram apresentadas tecnologias relevantes para ecossistemas educacionais e o teclado inteligente multifuncional TiX, desenvolvido pela empresa, foi considerado a melhor solução.

A tecnologia desenvolvida pela Geraes oferece todos os recursos de um teclado convencional por meio da combinação de teclas grandes, que podem ser tocadas por qualquer parte do corpo, e é compatível com um sensor de piscadelas, viabilizando a comunicação para indivíduos que só dispõem do movimento dos olhos.  

Foram mais de 800 trabalhos inscritos de 58 países no EdTech Innovation Start-up Competition 2018. Como premiação, o TiX recebeu investimento de US$ 150 mil. “O produto nos orgulha porque foi concebido para gerar possibilidades e transformar a vida dos usuários”, comenta o engenheiro elétrico formado pela UFMG, Adriano Rabelo Assis, diretor da startup Geraes Tecnologia Assistiva.

Comandos simplificados

No TiX, existem 11 botões grandes e coloridos, espaçados e sensíveis ao toque. O acionamento de dois desses botões em sequência equivale a uma das teclas do teclado convencional. “Para indivíduos com deficiência severa, é muito mais fácil apertar dois botões no TiX do que acertar um único ‘alvo’ no teclado convencional, sem esbarrar nas demais teclas. Livre da frustração de errar, o usuário é mais eficiente na digitação”, argumenta Adriano Assis.

Quer saber mais sobre a startup? Leia o Perfil Empreendedor do diretor da Geraes: “Abrimos uma startup para tirar as pessoas com deficiência da invisibilidade”

#tecnologia#startup#Geraes#assistivoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.