Notícias

< voltar
05/Out/2017 - 09:30 - Atualizado em 05/Out/2017 - 09:33

Tecnologia digital: em busca da batida perfeita

Escolher timbres, instrumentos e combinação de sons. Tecnologia digital chega e muda a composição musical


Por Alysson Lisboa/SIMI
Para o produtor musical Ricardo Gomes, a tecnologia amplia as possibilidades de construção das músicas
Crédito: Simi/Divulgação

A tecnologia digital está mudando a maneira de ouvir e produzir música. Com a manipulação estética do som, é possível compartilhar bibliotecas e produzir músicas coletivamente com profissionais espalhados pelo mundo.

A composição de uma música, todos sabem, é a soma de vários instrumentos, além de efeitos dos mais diversos. Cada detalhe, quando alterado, muda sutilmente a resposta sonora. Um prato na bateria ou o tipo de corda da guitarra, a posição do microfone e até o tipo de piso do ambiente alteram o som produzido. Agora imagine mudar tudo isso com apenas alguns cliques? Os compositores Pedro Milman e Ricardo Gomes estiveram em Belo Horizonte na última semana durante o Festival Musimagem - evento ligado ao audiovisual - para conversar sobre a tecnologia a serviço da música e apresentar alguns softwares que estão revolucionando o mercado do audiovisual.

Conhecidas como DAW (Digital audio workstation), as plataformas possibilitam uma infinidade de recursos para encontrar o som perfeito a cada necessidade

Crédito: Simi/Divulgação

Conhecidas como DAW (Digital audio workstation), as plataformas de composição de som levam o trabalho do artista a outro patamar. Trata-se não apenas de composição, da somatória de efeitos sonoros ou de equipamentos como guitarras e baterias. Com esses softwares, é possível trabalhar, em detalhes, cada som até encontrar a batida perfeita. Você troca a caixa, guitarra, timbres, simula amplificadores e até a posição do microfone. É possível ainda simular o ambiente musical de grandes bandas de rock, escolhendo em detalhes o posicionamento de cada objeto, modelo e fabricante. Bibliotecas colaborativas tornam possível o compartilhamento entre produtores do mundo inteiro.

Para o produtor musical Ricardo Gomes, a tecnologia amplia as possibilidades de construção das músicas. Com o Logic Pro X, um dos softwares mais conhecidos para esse tipo de trabalho, se você gosta de um determinado artista que utiliza um tipo de equipamento é possível realizar uma composição semelhante, mas Ricardo destaca que essa tecnologia vem exatamente para tornar a obra original ainda mais criativa e diversa. “A gente pode manipular, escolher timbres e efeitos para chegar uma sonoridade com características próprias do artista”, completa.

O mais interessante é que você não precisa ser um produtor musical ou grande conhecedor de tecnologia para começar a compor. Bastam algumas horas de operação nos softwares que você consegue produzir arranjos interessantes. Topa o desafio? Pro Tools, Apple Logic Pro X e Cubase Pro são alguns dos sofwares conhecidos para edição de som.

#daw#logicpro#musimagemFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.