Notícias

< voltar
09/Dez/2016 - 08:00 - Atualizado em 07/Dez/2016 - 11:42

UFMG oferece curso de verão sobre Biologia Sintética

Aulas acontecem no final de janeiro e início de fevereiro. Inscrições estão abertas


Por Redação

A Escola de Engenharia e a equipe UFMG_Brazil de Biologia Sintética estão promovendo o 3º Curso de Verão de Engenharia de Máquinas Biológicas. A proposta do evento é introduzir novos integrantes nos estudos da Biologia Sintética - que estuda formas de manipular sistemas ou moléculas biológicas sob a ótica da engenharia.

O curso acontecerá entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro de 2017 e será dividido em módulos. Na parte da manhã haverá aulas teóricas, e os práticos acontecerão durante as tardes. O selecionado deverá escolher entre as três opções disponíveis:

  • “Introdução à Biologia Molecular"

Vai apresentar aos estudantes as técnicas básicas necessárias para a manipulação de DNA e criação de Organismos Geneticamente Modificados, como PCR, eletroforese e clonagem.

  • "Empreendedorismo"

Participantes aprenderão a planejar e a viabilizar projetos, assim como participarão de dinâmicas sobre trabalho em equipe e liderança. A professora conta que esse grupo será responsável por vender a bactéria que brilha.

  • "Modelagem Matemática"

Serão abordados métodos computacionais para a simulação de problemas biológicos complexos, por meio de grafos, redes metabólicas e de sistemas de equações diferenciais. Nesse grupo, o metabolismo das bactérias será modelado e otimizado.

Os participantes vão entender como é possível utilizar partes padronizadas de DNA para criar novos genes, como conectá-los em "circuitos biológicos" e como inseri-los em organismos vivos com o intuito de transformá-los em "máquinas" geneticamente modificadas.

Além disso, vão se inteirar do Movimento Maker e conhecer a competição iGEM, realizada anualmente pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Boston, nos Estados Unidos, na qual o grupo da UFMG participou das últimas edições.

As inscrições podem ser feitas até 18 de dezembro e custam de R$ 40 a R$ 400, variando conforme vínculo do candidato. Os selecionados receberão por e-mail instruções para o pagamento da taxa, que será feita via Fundep. Inscreva-se.

Informações podem ser obtidas pelo e-mail igem.ufmg.brazil@gmail.com

#educação#curso#biologiaFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.