Notícias

< voltar
21/Mar/2017 - 10:33 - Atualizado em 24/Abr/2018 - 10:51

Unidade mineira poderá desenvolver tecnologia 5G

CCTIC é fruto da parceria entre Brasil e Coreia do Sul


Por Redação
Crédito: Renato Carvalho/SIMI

Na última quinta-feira (15), foi inaugurado o Centro de Cooperação em Tecnologia da Informação e Comunicação (CCTIC), localizado em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais. A unidade é fruto da parceria entre Brasil e Coreia do Sul. 

Segundo a Agência Brasil, a unidade de pesquisa vai possibilitar o intercâmbio de informações e estudos para o desenvolvimento tecnológico, em especial em torno da quinta geração de comunicação móvel (5G) e de internet das coisas (IoT).

A ação, lançada pelo Inatel, conta com o apoio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Ciência, Tecnologias da Informação e Comunicação e Planejamento Futuro (MSIP, na sigla em inglês).

O diretor do Inatel, Marcelo Marques, prevê a geração de novas frentes de desenvolvimento para instituições e empresas brasileiras e coreanas, com reflexos diretos no desenvolvimento econômico e social dos dois países. Ele havia assinado, em dezembro de 2016, no MCTIC, o acordo de colaboração que estabeleceu o CCTIC, ao lado do diretor da NIA, Myungha Hong.

Estima-se que o trabalho em conjunto seja executado em três anos e envolva profissionais do Inatel e da Agência Nacional de Sociedade da Informação da Coreia do Sul (NIA, na sigla em inglês). Responsável por projetos semelhantes no Chile, na Colômbia e no México, o governo sul-coreano deve investir US$ 1 milhão no projeto.

* Com informações MCTIC, Agência Brasil e Inatel.

#internacioalização#5GFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.